O alerta foi divulgado na sexta, 6 de fevereiro e segue válido até as 10h de amanhã. Durante esse período, o instituto mantém o monitoramento contínuo das condições climáticas no estado.
Apac: pessoas na chuva. Foto: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
A previsão de chuvas intensas segue em todo o estado de Pernambuco até o próximo domingo, 8 de fevereiro. Um alerta atualizado divulgado na manhã da sexta-feira, 6 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que todos os 184 municípios pernambucanos podem registrar precipitações ao longo do período. O aviso divide o estado em dois níveis de severidade e aponta maior atenção para parte significativa do território.
Do total de cidades, 56 municípios aparecem em alerta laranja, classificado pelo Inmet como “Perigo”. Nessas áreas, a previsão aponta chuvas com acúmulo entre 30 mm e 60 mm por hora, ou 50 mm a 100 mm por dia, além de ventos intensos entre 60 km/h e 100 km/h.
No mapa divulgado pelo Inmet, a faixa em laranja cobre toda a Região Metropolitana do Recife, além da Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul e parte do Agreste.
Os outros 128 municípios do estado permanecem sob alerta amarelo, com grau de severidade classificado como “Perigo Potencial”. Nesses locais, o Inmet prevê chuvas entre 20 mm e 30 mm por hora, ou até 50 mm por dia, acompanhadas de ventos entre 40 km/h e 60 km/h. Esse nível de alerta cobre áreas do Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco, ampliando o cenário de instabilidade em Pernambuco.
O alerta meteorológico divulgado pelo Inmet na manhã desta sexta-feira segue válido até as 10h do domingo (8). Durante esse período, o instituto mantém o monitoramento contínuo das condições climáticas no estado.
4
17:23, 12 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
Alertas emitidos na sexta-feira, 6 de fevereiro, apontavam a possibilidade de pancadas de chuva moderadas, com ocorrência pontual de chuva forte em diversas áreas do estado.
Segundo o órgão, a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis está provocando instabilidades em todo o estado de Pernambuco.
mais notícias
+