Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Banco Central: Câmara convida Galípolo para explicar aval à compra do Banco Master pelo BRB

Parlamentares cobram de Galípolo mais transparência sobre ação do Banco Central na operação.

Eduarda Queiroz

03 de julho de 2025 às 13:49   - Atualizado às 13:49

Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 2 de julho, um convite ao presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para prestar esclarecimentos sobre eventual aval à compra de parte do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB).

A aprovação do convite não obriga a participação de Galípolo na audiência e ainda não há data para o possível encontro.

O requerimento analisado pelo colegiado é de autoria do deputado Pauderney Avelino (União-AM) com base em notícias de que a autorização à operação pelo BC estaria perto de acontecer.

O deputado alegou a "necessidade" de a Câmara "garantir o interesse dos clientes do Master, do BRB e de toda a população brasileira".

"É de se esperar que o BCB aja com a prudência e o rigor técnico necessários. O Banco Central tem que olhar para essa questão do risco moral por conta do uso inadequado do Fundo garantidor de Crédito e também para o risco sistêmico que esse tipo de operação pode acarretar, uma vez que os problemas do Master podem alcançar dezenas de bilhões de reais. Além disso, tem que ser avaliada a conveniência de vermos um banco estatal aumentar sua presença relevância no Sistema Financeiro Nacional", afirmou o deputado no requerimento.

Veja Também

Fraudes no Pix

O Banco Central passou a aplicar na terça-feira, 1º de julho, uma nova medida de segurança para reforçar o controle das chaves Pix em circulação no Brasil. A iniciativa pretende combater fraudes e garantir maior confiabilidade ao sistema de transferências instantâneas.

Agora, as instituições financeiras devem validar as informações das chaves com os dados da Receita Federal antes de aprová-las ou mantê-las ativas.

Essa checagem tem como objetivo principal evitar que chaves Pix sejam cadastradas com dados falsos, como CPF de terceiros ou mesmo em nome de pessoas já falecidas. De acordo com o Banco Central, essa mudança pode impactar diretamente cerca de 1% das chaves atualmente cadastradas, o equivalente a 10 milhões de registros.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Estadão Conteúdo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:43, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Feminicídio no Brasil
Artigo

Feminicídio não se combate com propaganda, mas com punição exemplar

Quando um homem agride, ameaça ou mata uma mulher, ele não age por ignorância, mas por convicção de que poderá recuperar sua liberdade em pouco tempo.

Câmara dos Deputados.
Reajuste

Deputados aprovam lei que aumenta salário de servidores do Senado e da Câmara

As propostas também reestruturam gratificações e criam novos tipos de licença para os funcionários das duas Casas.

Professor em sala de aula
Educação

Professores podem ficar isentos do Imposto de Renda com salários de até R$ 10 mil; confira

Proposta em tramitação no Senado busca valorizar o magistério e prevê compensação fiscal com tributação sobre apostas esportivas.

mais notícias

+

Newsletter