Alunos de faculdade durante trote. Foto: Reprodução
Um trote universitário violento na Unesp de Jaboticabal (SP) deixou sete calouros hospitalizados, no último domingo, 25 de maio. O caso aconteceu nas proximidades da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, e dois alunos seguem internados em estado grave.
Segundo a Secretaria de Saúde, os estudantes deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com sinais de coma alcoólico. Cinco deles receberam alta após avaliação médica, mas dois precisaram ser entubados e continuam sob cuidados intensivos.
De acordo com relatos, os calouros foram forçados a ingerir bebidas alcoólicas e substâncias entorpecentes para conseguir participar de uma festa. A suposta festa era voltada aos recém-chegados e promovida por veteranos.
Diante da gravidade do ocorrido, a tradicional Festa dos 100 dias, marcada para a segunda-feira (26), foi cancelada pela organização.
Veja nota
"É com grande pesar que informamos o adiamento do evento programado para hoje [segunda].
Em virtude dos acontecimentos ocorridos na noite de ontem e, principalmente, em solidariedade às pessoas que se encontram hospitalizadas, entendemos que não há clima adequado para a realização da festa neste momento. A comissão organizadora, comprometida com o bem-estar de todos, decidiu pelo adiamento como medida de respeito e responsabilidade.
Lamentamos profundamente os transtornos causados e agradecemos a compreensão de todos. Em breve, traremos novas informações sobre uma possível nova data para o evento.
Atenciosamente, Comissão Organizadora".
A Polícia Civil registrou o caso como lesão corporal e já iniciou investigações para apurar os responsáveis. A direção da Unesp informou, por nota, que abriu um procedimento de apuração preliminar.
A universidade reforçou que "repudia qualquer prática de violência e abuso, especialmente em eventos de recepção estudantil".
No estado de São Paulo, trotes violentos ou constrangedores são proibidos por lei. Universidades públicas e privadas têm o dever de coibir ações que coloquem em risco a integridade física ou psicológica dos alunos.
3
4
13:09, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
mais notícias
+