Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Transferência temporária da capital do Brasil para Belém agita a COP30

Lula sanciona lei que torna Belém capital federal entre 11 e 21 de novembro, destacando a Amazônia no centro da agenda climática global.

Joice Gomes

05 de novembro de 2025 às 13:20   - Atualizado às 16:16

Lula sanciona transferência simbólica da capital do Brasil para Belém durante a COP 30.

Lula sanciona transferência simbólica da capital do Brasil para Belém durante a COP 30. Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

Belém será oficialmente a capital do Brasil entre os dias 11 e 21 de novembro de 2025, durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP 30). A mudança temporária da sede do governo federal, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem caráter simbólico e político para ressaltar a importância da Amazônia na discussão ambiental global.

A transferência, prevista no artigo 48, inciso VII, da Constituição Federal, foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (4). Durante o evento, todos os atos e despachos do presidente da República, ministros e demais autoridades federais serão oficialmente registrados como emanados de Belém, reforçando o papel estratégico da cidade e da região paraense no cenário mundial das negociações climáticas.

Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a medida serve para prestigiar o calor humano e o engajamento da população local na realização da COP, destacando o compromisso brasileiro com os desafios do meio ambiente. Além disso, a mudança permitirá que os três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — possam instalar-se em Belém para conduzir suas atividades durante os dez dias do evento.

O projeto de lei que autorizou essa transferência temporária foi de autoria da deputada Duda Salabert (PDT-MG) e aprovado sem resistências no Congresso Nacional. Essa não é a primeira vez que o país adota esse tipo de medida: em 1992, a capital foi transferida temporariamente para o Rio de Janeiro durante a Eco-92, outra conferência ambiental que colocou o Brasil em destaque no cenário internacional.

A COP 30 representa uma oportunidade fundamental para o Brasil reafirmar compromissos em áreas estratégicas como energias renováveis, agricultura de baixo carbono e proteção das florestas, que são temas centrais para o futuro do planeta e que devem dominar as discussões globais no evento. Realizar a conferência em Belém também reforça a relevância da Amazônia como um ativo ambiental vital para o mundo.

Veja Também

Durante o período da conferência, espera-se um aumento da interlocução entre autoridades brasileiras e delegações estrangeiras, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e institucional da região. Esta mudança temporária reforça o protagonismo do Brasil no enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas e na formulação de estratégias sustentáveis.

A cada edição, a COP reúne líderes mundiais para debater e avançar nas ações contra o aquecimento global. Com essa movimentação política e simbólica, o Brasil reforça sua posição de destaque e seu compromisso com uma agenda ambiental ambiciosa e de alcance global.

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:16, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Goleiro Bruno fala sobre caso Eliza Samudio.
Repercussão

Caso Eliza Samudio: goleiro Bruno admite erro e cita Macarrão e envolvimento de facção criminosa

Condenado pelo homicídio, ex-goleiro cedeu uma entrevista a um podcast e falou sobre o caso. Ele também falou sobre o relacionamento com o filho.

Ministério da Saúde reforça uso de camisinhas e lança novos modelos texturizados no SUS
Proteção

Ministério da Saúde reforça uso de camisinhas no Carnaval e distribui novos modelos texturizados

Segundo o ministério, foram distribuídas 138 milhões de camisinhas nos últimos três meses para reforçar o estoque do SUS durante o feriado.

Máquina de cartão de crédito usada por ambulante preso.
Estelionato

"Para gringo é mais caro": ambulante é preso após cobrar R$ 2,4 mil por duas cervejas a turistas

Segundo equipes de patrulhamento, a dupla de turistas, pai e filho, perceberam o golpe depois de realizar o pagamento em uma máquina de cartão de crédito.

mais notícias

+

Newsletter