Pernambuco, 28 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Tarcísio de Freitas: 'Caso Bolsonaro vai dominar o debate e pautas importantes ficarão de lado'

A declaração ocorreu durante o "Painel São Paulo e Ambiente de Investimentos" na abertura do evento Arko Conference 2025 promovido pela Galápagos Capital.

Fernanda Diniz

28 de março de 2025 às 13:18   - Atualizado às 13:30

Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas.

Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. Foto: Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta sexta-feira, 28 de março, que será dada muita atenção ao caso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em detrimento de outros assuntos importantes.

A declaração ocorreu durante o "Painel São Paulo e Ambiente de Investimentos" na abertura do evento Arko Conference 2025 promovido pela Galápagos Capital.

"Eu vou pegar o próprio julgamento do (ex-) presidente (Jair Bolsonaro), a cobertura que isso vai ter, as redações todas se preparando para isso, e vai ser um assunto que vai ser discutido durante meses", afirmou Tarcísio, dizendo que pautas mais relevantes como envelhecimento da população e reformas administrativa e do sistema político não vão ser discutidas, assim como o País vai deixar "o bonde da inteligência artificial" passar.

O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus o ex-presidente e outras sete pessoas por crime de golpe de Estado.

"Se a gente ficar imerso nesse tipo de discussão e aí, quer dizer, um evento acaba pautando o País durante anos e a pergunta é: o que a gente vai ganhar com isso?", criticou o chefe do Executivo paulista.

Veja Também

"Nós já vimos esse filme lá atrás, nós já perdemos outras oportunidades por motivos semelhantes e a gente vai continuar perdendo oportunidade", acrescentou.

Sobre o atual cenário político, segundo Tarcísio, é preciso pacificação e equilibrar os "pratos do poder", em referência ao Legislativo, ao Executivo e ao Judiciário.

"Hoje os pratos estão desequilibrados, se transferiu muito poder para o Congresso sem transferir responsabilidade, o orçamento foi todo para lá, os ministérios não têm condição de fazer política", afirmou.

Tarcísio e eleições 2026

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse na quinta-feira, 27 de março, que o fato de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter tornado o ex-presidente Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado, não muda em nada seus planos para a eleição geral de 2026.

"Não tem isso. Eu sou candidato à reeleição no Estado de São Paulo, estou focado no Estado e no projeto de São Paulo", afirmou.

A declaração foi realizada após o evento de inauguração da unidade Piracicaba II, fábrica de embalagens da Klabin na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo.

Também na quinta-feira, o governador do Estado disse ter confiança de que o ex-presidente da República vai "provar sua inocência".

STF torna Bolsonaro réu
 

Por unanimidade, os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) réu pela tentativa de golpe de Estado. Votaram a favor do recebimento da denúncia os ministros Alexandre de Moraes, que é o relator do caso, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Além de Bolsonaro, outras sete pessoas também se tornaram réus. Confira:

  • Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-diretor-geral da Abin;
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha do Brasil;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;
  • Augusto Heleno, general e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
  • Mauro Cid, tenente-coronel do Exército e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
  • Paulo Sérgio Nogueira, general e ex-ministro da Defesa;
  • e Walter Braga Netto, general e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, além de ter sido candidato a vice de Bolsonaro em 2022.

Com a denúncia aceita, os investigados agora passarão a responder ao processo na Suprema Corte, onde poderão ser considerados culpados ou inocentes.

É a primeira vez que um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida com a Constituição de 1988.

“Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse Moraes, relator do caso no Supremo, referindo-se à acusação apresentada no mês passado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. 

O relator votou para que Bolsonaro também responda, na condição de réu no Supremo, aos crimes de organização criminosa armada, dano qualificado pelo emprego de violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Se somadas, todas as penas superam os 30 anos de cadeia.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:55, 28 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Laudo confirma bactérias em alimentos de pizzaria que deixou vítima fatal e mais de 100 doentes
Resultado

Laudo confirma bactérias em alimentos de pizzaria que deixou vítima fatal e mais de 100 doentes

O laudo aponta que seis dos sete itens analisados, incluindo pizzas, carnes e molhos estavam contaminados.

Cartelas da Mega-Sena juntas.
Jogo

Mega-Sena 2990: prêmio acumulado de R$ 40 milhões é sorteado neste sábado (28/03)

Por se tratar de um concurso com final zero, ele recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade.

Sorteio da Super Sete (concurso 828) nesta sexta-feira (27/03).
Super Sete

Super Sete 828: sorteio desta sexta-feira termina sem vencedores e prêmio vai a R$ 4,7 milhões

Ninguém acertou as sete colunas do concurso realizado no Espaço da Sorte; mais de 10 mil apostas ganharam prêmios nas faixas de 5, 4 e 3 acertos.

mais notícias

+

Newsletter