Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Sindicatos da Petrobras convocam greve por alteração no home office

Em janeiro deste ano, a diretoria da estatal anunciou o aumento da escala presencial de dois para três dias por semana, mantendo exceções para pessoas com deficiência (PCDs) e pais de PCDs.

Ricardo Lélis

14 de março de 2025 às 19:00   - Atualizado às 19:00

Funcionários da Petrobras convocam greve.

Funcionários da Petrobras convocam greve. Foto: FUP

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) convocaram os funcionários da Petrobras para uma greve nacional unificada no dia 26 de março. 

O movimento prevê a paralisação das atividades por 24 horas em protesto contra mudanças no modelo híbrido de trabalho e a redução da remuneração variável dos trabalhadores.

Entre as principais reivindicações da categoria estão a recomposição dos efetivos e a garantia de segurança em todo o Sistema Petrobras, incluindo prestadoras de serviço e períodos de manutenção.

A Petrobras e os sindicatos se reuniram na última terça-feira, 11 de março, para debater o aumento da carga horária presencial, mas, segundo as federações, não houve acordo.

Durante a reunião, a Petrobras teria apresentado a mesma proposta anterior, estabelecendo a implementação das mudanças para 7 de abril.

Veja Também

Desde 9 de janeiro, a diretoria da Petrobras anunciou o aumento da escala presencial de dois para três dias por semana, mantendo exceções para pessoas com deficiência (PCDs) e pais de PCDs. Com isso, os dias de teletrabalho foram reduzidos de três para dois.

Apesar das críticas, a estatal afirmou que essa carga horária já vinha sendo adotada por gerentes desde setembro de 2024.

A empresa estabeleceu que a medida entraria em vigor no dia 10 de março para funcionários com função gratificada e em 7 de abril para os demais empregados.

Para os sindicatos, a decisão foi considerada "unilateral", o que gerou forte insatisfação entre os funcionários. Em resposta ao adiamento da reunião com a Petrobras, o movimento sindical instaurou “estado de greve”.

Em nota, a Petrobras afirmou que "respeita o direito de greve e tem mantido diálogo com as entidades sindicais sobre o ajuste no modelo híbrido de trabalho, que passará a limitar o trabalho remoto a dois dias por semana a partir de abril".

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:12, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter