Pernambuco, 27 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

'Se taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade em taxar os dos EUA', diz Lula sobre TRUMP

A afirmação do presidente foi feita durante conversa com jornalistas no Palácio do Planalto.

Fernanda Diniz

30 de janeiro de 2025 às 14:27   - Atualizado às 15:08

Lula e Donald Trump.

Lula e Donald Trump. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, declarou nesta quinta-feira, 30 de janeiro, que o Brasil adotará medidas de reciprocidade caso o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, imponha taxas sobre produtos brasileiros. A afirmação foi feita durante conversa com jornalistas no Palácio do Planalto.

"Se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos que são importados dos Estados Unidos. Não há nenhuma dificuldade", afirmou Lula.

Entretanto, Trump tem defendido a imposição de tarifas sobre todas as importações realizadas pelos EUA, o que pode incluir produtos brasileiros.

Veja Também

Lula destacou a importância de manter uma relação respeitosa entre os dois países.

"Eu quero respeitar os EUA e quero que o Trump respeite o Brasil. Se isso acontecer, está de bom tamanho", afirmou.

O presidente também defendeu a melhoria das relações comerciais bilaterais.

"Da minha parte, o que eu quero é melhorar a relação com os EUA, exportar mais se for necessário, importar mais se for necessário, e manter nossa relação de 200 anos", destacou.

Apesar disso, Lula afirmou que não há, por enquanto, interesse de nenhum dos lados em realizar um telefonema ou encontro com Trump.

"Essas conversas só acontecem quando você tem interesse, tem alguma coisa para tratar", explicou.

Desse modo, ele admitiu que um encontro pode ocorrer na próxima Assembleia Geral da ONU, caso Trump participe. "Se ele não desistir da ONU também", ironizou.

Por fim, o presidente brasileiro criticou a posição de Trump em relação a acordos internacionais.

"Esse negócio de descumprir o Acordo de Paris, dizer que não vai dar dinheiro para OMS, é uma regressão à civilização humana", afirmou Lula.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:56, 27 Mar

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula e Fernando Haddad.
Dados

Brasil tem déficit de US$ 5,614 bilhões nas contas externas em fevereiro, revela BC

Os números se referem às compras e vendas de mercadorias e serviços e transferências de renda com outros países.

Josenilton Alves. homem de 37 anos que assassinou companheira, e Stefany Josepha Siqueira, vítima do crime.
Violência

Homem é preso após matar companheira e forjar suicídio da mulher

O homem afirmou aos policiais que estava dormindo e, depois de acordar, viu a companheira pendurada e "fria ao toque".

Homem em fila do INSS.
Extensão

INSS prorroga por mais 90 dias o prazo para contestar descontos indevidos em benefícios

A decisão atende a um requerimento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga cobranças ilegais nas folhas de pagamento.

mais notícias

+

Newsletter