Pernambuco, 13 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Rinha de marcas: dona da Omo e da Cif denunciou contaminação em produtos da Ypê

A multinacional alertou as autoridades sobre um "desvio microbiológico relevante".

Cami Cardoso

14 de maio de 2026 às 13:30   - Atualizado às 14:03

Rinha de marcas: dona da Omo e da Cif denunciou contaminação em produtos da Ypê

Rinha de marcas: dona da Omo e da Cif denunciou contaminação em produtos da Ypê Foto: Reprodução

Bastidores do setor de limpeza revelam que a recente suspensão de produtos da marca Ypê pela Agência Nacional de Vigilência Sanitária (Anvisa) teve origem em uma ofensiva de sua principal concorrente.

A Unilever, detentora de marcas como Omo e Cif, protocolou denúncias formais na Anvisa e na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) após identificar contaminação microbiológica em diversas linhas da rival. A disputa, revelada inicialmente pelo jornal Folha de S.Paulo.

A movimentação da Unilever começou em novembro de 2025. Após realizar testes laboratoriais internos, a companhia reportou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa/paraaeruginosa em quatro lotes do lava-roupas Tixan Ypê Express. Os itens afetados pertenciam às versões "Cuida das roupas" e "Combate mau odor", com vencimento previsto para meados de 2027.

Na ocasião, a multinacional alertou as autoridades sobre um "desvio microbiológico relevante", classificando a situação como um risco iminente para a segurança e saúde de quem utiliza os produtos.

Ampliação do Alerta e Novos Lotes

Em março de 2026, a Unilever elevou o tom da denúncia ao apresentar novos resultados, desta vez baseados em análises do laboratório Eurofins. O segundo documento listou irregularidades em outros 14 lotes da linha Ypê, expandindo o foco da contaminação.


A presença da Pseudomonas aeruginosa em produtos de limpeza é considerada uma falha grave de segurança. Essa bactéria é um patógeno oportunista que pode causar infecções em humanos, especialmente em pessoas com o sistema imunológico fragilizado ou através de contato com feridas abertas e mucosas.

Até o momento, a Anvisa confirmou que a suspensão e o recolhimento dos lotes foram medidas preventivas necessárias. O episódio marca um capítulo tenso na competitividade do mercado de higiene, onde a vigilância entre marcas rivais acabou antecipando a ação dos órgãos reguladores brasileiros.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:27, 13 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Marquinhos Menezes era pastor da ADVEC de Niterói.
Despedida

Marquinhos Menezes: conheça a trajetória do pastor da ADVEC que enfrentou câncer no estômago por dois anos

O religioso estava internado no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) e teve uma piora no estado de saúde nas últimas semanas.

Presidente dos EUA, Donald Trump
Operações

Trump autoriza ações cibernéticas contra organizações criminosas transnacionais; PCC e CV podem ser alvos

Os dois são classificados pelo governo norte-americano como organizações criminosas transnacionais e, desde junho, também estão na lista de organizações terroristas estrangeiras dos Estados Unidos

O senador não apresentou suas propostas de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ausência

PSD pede impugnação de Moro por falta de plano de governo no registro da candidatura ao Paraná

Coligação de Sandro Alex afirma que senador omitiu plano de governo no registro eleitoral e defesa diz que documento pode ser apresentado até 15 de agosto.

mais notícias

+

Newsletter