Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Putin informa que não irá à cúpula do G20 após pedido da Ucrânia ao Brasil para prendê-lo

Em coletiva de imprensa, o presidente da Rússia disse que as tropas estão prontas para continuar lutando até conquistar a vitória contra o país ucraniano.

Isabella Lopes

18 de outubro de 2024 às 17:29   - Atualizado às 17:30

Presidente da Rússia Vladimir Putin.

Presidente da Rússia Vladimir Putin. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta sexta-feira, 18 de outubro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, informou que não participará da cúpula do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro.

A decisão do presidente da Rússia acontece quatro dias após o procurador-geral da Ucrânia pedir às autoridades brasileiras que cumprissem o mandado de prisão contra Putin, expedido pelo Tribunal Penal Internacional em março de 2023.

“Minha possível visita prejudicaria o trabalho do G20. Vamos descobrir quem apresentará a Rússia”, afirmou Putin nesta sexta durante uma sessão de perguntas e respostas na Rússia.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Putin ainda declarou que não reconhece a decisão do Tribunal Penal Internacional e afirmou que um acordo com o Brasil poderia ser assinado para "contornar o veredito", uma vez que esses "vereditos são fáceis de ignorar". Por fim, o presidente destacou as "boas relações com o Brasil".

Veja Também

Em coletiva de imprensa, Vladimir Putin disse que as tropas estão prontas para continuar lutando até conquistar a vitória contra a Ucrânia. Ele também destacou que "quer paz duradoura" e acusou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) de utilizar o país para entrar em uma guerra contra a Rússia.

A proposta de paz que foi feita em maio pelo Brasil e pela China foi considerada por Putin "equilibrada" e uma boa base para encontrar uma solução para o conflito.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não aceitou a proposta de paz do Brasil, pois, segundo ele, a proposta apenas atendia aos interesses de Moscou.

Em uma reunião do G20 em Délhi em 2023, o presidene Luiz Inácio Lula da Silva disse que o presidente russo não seria preso se comparcesse à reunião das 20 principais economias do mundo no Brasil, após confrimar que Putin seria concidado para a cúpula. 

"O que eu posso dizer para vocês é que se eu for presidente do Brasil, e ele vier para o Brasil, não tem como ele ser preso", disse Lula em 2023. 

Com informações do Metrópoles 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:21, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter