Brasil sem aborto Foto: Divulgação
Cerca de sete em cada dez brasileiros, o equivalente a 68%, se declaram contrários à liberação do aborto no país, segundo pesquisa PoderData divulgada neste domingo, 1º de fevereiro.
Já 22% dos entrevistados afirmaram ser favoráveis à liberação do procedimento, enquanto outros 10% não souberam ou não quiseram responder.
O percentual de pessoas contrárias ao aborto é o mais alto registrado desde o início da série histórica do levantamento, em janeiro de 2021, quando o índice era de 58%. Desde então, a rejeição ao procedimento vem crescendo ao longo dos anos.
Na primeira edição da pesquisa, 31% dos entrevistados declaravam apoio à liberação do aborto. Esse percentual caiu sete pontos percentuais em janeiro de 2022 e, desde então, tem oscilado dentro da margem de erro.
O levantamento ouviu 2.500 pessoas entre os dias 24 e 26 de janeiro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos, em 111 municípios distribuídos pelas 27 Unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Atualmente, a legislação brasileira permite a realização do aborto em três situações:
Dados divulgados por plataformas que acompanham estatísticas globais de saúde indicam que o aborto foi o evento mais numeroso registrado em 2025 quando comparado a outras causas monitoradas em escala mundial.
Segundo estimativas reunidas pelo site Worldometer, com base em informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 73 milhões de abortos ocorreram ao longo do ano em diferentes regiões do planeta.
O levantamento considera tanto procedimentos realizados de forma legal quanto aqueles ocorridos em contextos de restrição ou ilegalidade. As estimativas são atualizadas periodicamente a partir de modelagens estatísticas globais, uma vez que muitos países não dispõem de registros oficiais completos sobre o tema.
3
04:54, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+