Brasil potência militar Foto: Reprodução/IA
O Brasil é frequentemente questionado sobre sua relevância militar no cenário internacional. Segundo o Global Firepower Index (GFP) de 2025, o país ocupa a 11ª posição, consolidando-se como a maior força militar da América Latina e se destacando como uma potência militar emergente. Este resultado representa a melhor colocação do Brasil desde 2019 e reflete o esforço contínuo do país em modernizar suas Forças Armadas e fortalecer a indústria nacional de defesa.
O país vem investindo em diversos setores estratégicos, que contribuem para seu reconhecimento internacional:
Esses fatores ajudam o Brasil a superar países como Alemanha, Irã e Austrália, consolidando sua liderança regional e reforçando a percepção de que o país é uma potência militar emergente.
Apesar das conquistas, existem limitações que impedem o país de se aproximar do top 10 mundial:
O Brasil é, sem dúvida, uma força militar significativa, com liderança na América Latina e potencial para crescer ainda mais no cenário global. Seus investimentos em tecnologia, modernização e indústria de defesa mostram que o país pode se aproximar das maiores potências militares do mundo, embora desafios orçamentários e estruturais precisem ser superados. A posição no 11º lugar do GFP 2025 evidencia que o Brasil não é apenas relevante regionalmente, mas também um ator estratégico em nível internacional, com capacidade de influenciar decisões e operações militares globalmente.
3
4
12:27, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
mais notícias
+