Crise nas Forças Armadas: Foto Montagem/ IA
A evasão crescente de militares das Forças Armadas brasileiras tem se tornado um problema estrutural com impactos diretos na Segurança Nacional. A desvalorização da carreira, a perda de benefícios históricos — como o adicional por tempo de serviço e auxílio-moradia — e o aumento da contribuição previdenciária são apontados como os principais fatores que motivam militares a abandonarem a farda, mesmo após anos de formação e dedicação. O fenômeno, embora pouco debatido oficialmente, é visível e já preocupa setores estratégicos da Defesa.
Dados obtidos pela Revista Sociedade Militar mostram que, na Força Aérea Brasileira, por exemplo, mais de 15% das demissões em cinco anos vieram de pilotos, sendo 40% delas de oficiais superiores. A formação de um aviador militar é uma das mais caras para os cofres públicos, o que torna essa evasão especialmente grave. Profissionais altamente qualificados, como engenheiros e especialistas em inteligência, também estão deixando os quartéis, atraídos por melhores oportunidades no setor privado.
A crise de evasão não se limita a um problema de gestão de pessoal — ela ameaça a capacidade operacional do país. Com menos militares, e com os que permanecem enfrentando desmotivação e sobrecarga, as Forças Armadas podem perder eficiência em missões essenciais, como defesa do território, apoio a desastres naturais e operações de segurança.
A matéria completa, com detalhes e análises aprofundadas, está disponível no site da Revista Sociedade Militar.
2
4
08:34, 25 Ago
29
°c
Fonte: OpenWeather
A prefeita declarou apoio ao deputado federal nesta segunda-feira, 24 de agosto, fortalecendo a base municipal da candidatura no Sertão de Pernambuco.
A declaração ocorreu quando o candidato apresentava propostas que, segundo ele, foram desenvolvidas para combater a violência doméstica e ampliar a proteção às vítimas.
O encontro que marcou a aliança contou com a presença da deputada estadual Simone Santana, do candidato ao Senado pela Coligação Pernambuco de Coração, Eduardo da Fonte.
mais notícias
+