BC muda regras para o Pix. Foto: Reprodução/ Internet
O Banco Central passou a aplicar na terça-feira, 1º de julho, uma nova medida de segurança para reforçar o controle das chaves Pix em circulação no Brasil. A iniciativa pretende combater fraudes e garantir maior confiabilidade ao sistema de transferências instantâneas.
Agora, as instituições financeiras devem validar as informações das chaves com os dados da Receita Federal antes de aprová-las ou mantê-las ativas.
Essa checagem tem como objetivo principal evitar que chaves Pix sejam cadastradas com dados falsos, como CPF de terceiros ou mesmo em nome de pessoas já falecidas. De acordo com o Banco Central, essa mudança pode impactar diretamente cerca de 1% das chaves atualmente cadastradas, o equivalente a 10 milhões de registros.
Com a nova regra, os bancos e instituições financeiras precisam cruzar os dados fornecidos no momento da criação ou atualização de uma chave Pix com as bases oficiais da Receita Federal. A verificação inclui CPF e CNPJ, além de outras informações pessoais vinculadas a e-mails, telefones ou códigos aleatórios usados como identificadores.
A medida também se aplica a alterações em dados já registrados, como troca de instituição, atualização de informações ou solicitação de portabilidade. Se houver qualquer inconsistência nos dados, a chave será cancelada automaticamente.
Entre os casos que motivam a exclusão das chaves, estão erros de grafia, documentos de pessoas que já faleceram e CPFs irregulares. Os números divulgados pelo Banco Central mostram a dimensão do impacto entre usuários pessoa física:
O controle se estende também para pessoas jurídicas. A validação dos dados cadastrais das empresas também leva em consideração a regularidade do CNPJ. Serão canceladas:
O Banco Central não divulgou a quantidade de chaves vinculadas a CNPJs nulos, mas informou que esses também passarão por revisão e poderão ser eliminados do sistema.
Os usuários que desejarem conferir a situação de seus dados podem acessar o site da Receita Federal para verificar se o CPF ou CNPJ está regular. Caso alguma irregularidade seja encontrada, é possível regularizar a situação junto ao órgão para evitar a exclusão de sua chave Pix no futuro.
A ação do Banco Central pretende aumentar a transparência no uso do sistema Pix, que hoje é uma das formas mais populares de transferência bancária no país. Desde o lançamento, o Pix já se tornou parte da rotina de milhões de brasileiros, sendo usado tanto por pessoas físicas quanto por empresas.
3
4
11:33, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
mais notícias
+