Pernambuco, 09 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Procon MULTA NETFLIX em R$ 11 MILHÕES por TAXA EXTRA ao usuário em domicílios diferentes

Além da cobrança de taxas extras por residência, a empresa ainda responde por compartilhar dados de usuários para anunciantes.

17 de julho de 2024 às 11:51   - Atualizado às 11:51

Netflix.

Netflix. Netflix.

O Procon de Minas Gerais multou administrativamente a Netflix em R$ 11 milhões na quinta-feira, 11 de julho, por cláusulas abusivas no contrato de prestação de serviços e nos termos de privacidade, em especial pela cobrança de taxa extra ao usuário em domicílios diferentes.

Segundo o órgão, a empresa pratica "publicidade enganosa, falta de informação adequada e exige do consumidor vantagem excessiva". Procurada pelo Estadão, a Netflix ainda não se pronunciou.

? Entre no nosso grupo de Telegram e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou em 2023 uma audiência com a empresa sobre as cláusulas contratuais e os termos de privacidade relacionados ao usuário, tendo proposto um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

A Netflix não aceitou o acordo. A empresa alegou ao Procon-MG que "seus serviços são de uso pessoal e intransferível", ao ser acionada em maio de 2023 sobre a cobrança de taxa por ponto adicional inferida aos assinantes.

Já o MPMG explica que a multa administrativa foi aplicada pois "uma pessoa pode ter múltiplas residências, e seu domicílio pode ser considerado em qualquer uma delas, nos termos do Código Civil", o que infere que a Netflix viola o Código do Consumidor.

"Se um serviço de streaming de música, por exemplo, utilizasse o mesmo modelo adotado pela Netflix, não se poderia sequer escutar música enquanto dirige. Logo, o novo sistema de cobrança utilizado contraria a própria publicidade dela, que preconiza: 'Assista onde quiser'", finaliza o MPMG.

Além da cobrança de taxas extras por residência, a empresa ainda responde por violações relacionadas à privacidade do usuário, visto que a Netflix prevê a divulgação ilimitada dos dados do consumidor sem a anuência do consumidor.

Estadão Conteúdo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:37, 09 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra, Lula e João Campos
Levantamento

Lula mantém liderança isolada em Pernambuco para 2026, aponta pesquisa

Presidente supera Flávio Bolsonaro com margem folgada e consolida estado como reduto estratégico para reeleição.

Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em encontro com lideranças da Assembleia de Deus Ministério do Belém, em São Paulo
Pré-candidato

Eleições 2026: Flávio Bolsonaro intensifica agenda em igrejas evangélicas

Senador busca consolidar apoio do eleitorado evangélico em São Paulo e reage à movimentação do governador de Goiás.

Celso Portiolli.
Polêmica

Ministério Público investiga episódio com rã em programa do SBT apresentado por Celso Portiolli

O episódio questionado foi exibido dentro do quadro "Cardápio Surpresa", conhecido por apresentar pratos considerados incomuns ou exóticos aos convidados.

mais notícias

+

Newsletter