O solicitante foi acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e de participar de uma organização criminosa que teria desviado mais de 20 bilhões de reais da Petrobras.
Nestor Cerveró, Foto: Reprodução
O ex-diretor da área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, delator da Operação Lava Jato, enviou um pedido ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, para que sejam anulados todos os atos da operação que o envolvem.
Nestor Cerveró foi alvo da 8ª fase da Lava Jato, sendo acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e de participar de uma organização criminosa que teria desviado mais de 20 bilhões de reais da Petrobras, além de financiar partidos e campanhas políticas.
O pedido, feito nesta quinta-feira, 26 de setembro, pela defesa de Cerveró, solicita que Toffoli amplie ao ex-executivo da estatal decisões semelhantes que beneficiaram Marcelo Odebrecht, em maio, e o empresário luso-brasileiro Raul Schmidt, na semana passada. As informações foram divulgadas pelo Metrópoles.
A defesa de Cerveró alegou que o acusado teve seus direitos violados durante as investigações e que houve um conluio entre a força-tarefa da Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro. O delator esteve preso em Curitiba de janeiro de 2015 a junho de 2016. A petição dos advogados de Nestor Cerveró baseia-se em chats entre procuradores e nas conversas de Deltan Dallagnol com Moro. Esse material foi acessado por um hacker e apreendido pela Polícia Federal na Operação Spoofing, em 2019.
Entre no nosso canal de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
“Diante do conteúdo dos frequentes diálogos entre o ex-juiz federal e Procuradores envolvidos em investigações de que resultaram as persecuções penais a que responde o ora Peticionário, fica clara a mistura da função de acusação com a de julgar, corroendo-se as bases do processo penal democrático”, disse a defesa.
Se Toffoli não estender a Nestor Cerveró as mesmas decisões favoráveis que foram concedidas a Odebrecht e Schmidt, a defesa solicita que o ministro emita uma ordem de ofício, ou seja, por iniciativa própria, para anular todos os atos da Lava Jato que o envolvem.
3
09:54, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio desta sexta-feira, 13 de fevereiro, definiu as sete colunas e distribuiu prêmios em quatro faixas.
Concurso de 13/02 registra aposta vencedora no segundo sorteio e eleva estimativa para R$ 2 milhões.
Concurso 6953, sorteado em 13/02, saiu para aposta de Cruzeiro (SP) e encerrou sequência de prêmio acumulado.
mais notícias
+