Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Movimentação militar da Venezuela na fronteira com Brasil acende alerta no governo federal

O bloqueio, que afeta diretamente o município de Pacaraima, em Roraima, foi justificado como uma "medida de segurança" pelo governo venezuelano.

Fernanda Diniz

23 de janeiro de 2025 às 15:27   - Atualizado às 16:11

Nicolás Maduro.

Nicolás Maduro. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

A fronteira entre Brasil e Venezuela foi fechada pelo regime de Nicolás Maduro devido à movimentação de tropas e armamento na região. O bloqueio, que afeta diretamente o município de Pacaraima, em Roraima, foi justificado como uma “medida de segurança” pelo governo venezuelano e deve durar até esta quinta-feira, 25 de janeiro. 

A interrupção é parte do exercício militar “Escudo Bolivariano”, a primeira operação de 2025, que, segundo Maduro, tem como objetivo “garantir a paz, a soberania, a liberdade e a verdadeira democracia” na Venezuela.

De acordo com o Itamaraty, a medida foi comunicada oficialmente às autoridades brasileiras, e o governo avalia que não há risco iminente ao país. Apesar disso, o Exército brasileiro deslocou blindados para áreas próximas à fronteira como forma de precaução.

O fechamento da fronteira é a segunda interrupção recente do fluxo entre os dois países, causando impacto na circulação de pessoas e mercadorias na região. Em Pacaraima, moradores e comerciantes já sentem os reflexos da restrição, que paralisou atividades econômicas locais.

Líder da oposição da Venezuela confirma conversa com secretário de Estados dos EUA

A líder oposicionista da Venezuela, María Corina Machado, confirmou na noite desta quarta-feira, 22, que falou por telefone com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, um ferrenho crítico do regime chavista. Reconhecido como presidente eleito da Venezuela por vários países, incluindo os Estados Unidos, o diplomata Edmundo González Urrutia também participou da conversa.

Veja Também

"Isso nos mostra a importância que tem a situação da Venezuela e o bem-estar dos venezuelanos e da região para a política externa estadunidense", afirmou Machado, em publicação nas redes sociais A oposicionista não deu mais detalhes sobre a conversa com Rubio.

Machado afirmou ainda que "a transição para a democracia na Venezuela é crucial para a estabilidade regional e a segurança do nosso hemisfério" e acrescentou que conta com "aliados estratégicos" para alcançar o objetivo.

Durante a primeira administração de Donald Trump, os Estados Unidos impuseram duras sanções ao petróleo da Venezuela e acusaram diversas autoridades de corrupção, entre outras medidas contra o governo de Nicolás Maduro. Fonte: Associated Press.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:21, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter