Pernambuco, 15 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Brasil repudia prisões, ameaças e perseguições políticas na Venezuela

Em nota, o Itamaraty destaca que o receio do governo brasileiro se ampliou diante da cena política instalada com as eleições presidenciais realizadas no ano passado, no país vizinho.

12 de janeiro de 2025 às 09:35   - Atualizado às 09:38

Nicolás Maduro

Nicolás Maduro Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores afirmou neste sábado  (11) que as denúncias de violações de direitos humanos cometidas contra opositores do governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, são motivo de preocupação para o Brasil.

Em nota, o Itamaraty destaca que o receio do governo brasileiro se ampliou diante da cena política instalada com as eleições presidenciais realizadas no ano passado, no país vizinho. O pleito ocorreu em 28 de julho.

"Embora reconheçamos os gestos de distensão pelo governo Maduro – como a liberação de 1,5 mil detidos nos últimos meses e a reabertura do Escritório do Alto Comissário de Direitos Humanos das Nações Unidas em Caracas, o governo brasileiro deplora os recentes episódios de prisões, de ameaças e de perseguição a opositores políticos", escreve a pasta na missiva divulgada nesta manhã.

O ministério pondera, ainda, que, "para a plena vigência de um regime democrático, é fundamental que se garantam a líderes da oposição os direitos elementares de ir e vir e de manifestar-se pacificamente com liberdade e com garantias à sua integridade física".

"O Brasil exorta, ainda, as forças políticas venezuelanas ao diálogo e à busca de entendimento mútuo, com base no respeito pleno aos direitos humanos com vistas a dirimir as controvérsias internas."

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

15:16, 15 Mar

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Lula e José Dirceu
Convite

José Dirceu diz que Lula o chamou para ser candidato a deputado federal nas eleições de 2026

O ex-ministro da Casa Civil chegou a ocupar o cargo entre 1999 e 2005, mas foi cassado em 2005 no escândalo do Mensalão e preso pelo STF em 2013, além de ser detido outras três vezes pela Operação Lava Jato.

Militares do Hamas e Israel
Negociações

Hamas aceita proposta de Israel para libertar soldado americano e mais quatro corpos

O grupo não especificou imediatamente quando as libertações acontecerão nem o que espera receber em troca.

Segundo a procuradoria, os argumentos dos advogados do ex-presidente não apresentam critérios para retirar os ministros do caso.
Solicitação

PGR envia parecer contra recurso que Bolsonaro pediu para afastar Dino e Zanin de julgamento

Segundo a procuradoria, os argumentos dos advogados do ex-presidente não apresentam critérios para retirar os ministros do caso.

mais notícias

+

Newsletter