Bolsa Família. Arte: Portal de Prefeitura
No início de agosto, a Secretaria de Assistência Social de Florianópolis cancelou o Bolsa Família de uma moradora de Jurerê Internacional, bairro de alto padrão da capital, após identificar que ela estava registrada no Cadastro Único (CadÚnico) como pessoa em situação de rua (PSR).
A medida faz parte de uma ação de revisão dos cadastros, que busca garantir que os benefícios cheguem a quem realmente precisa.
De acordo com a secretária da pasta, Luciane de Passos, o corte foi imediato.
“Não podemos aceitar que pessoas que não estão dentro dos critérios recebam e tirem de outras que necessitam”, afirmou.
Em Florianópolis, cerca de 3.700 pessoas se declararam como PSR, mas apenas 1.700 tiveram a situação confirmada. A autodeclaração precisa ser atualizada a cada dois anos ou sempre que houver mudança na realidade do beneficiário.
A secretaria explica que parte das pessoas pode ter feito o cadastro em um momento de vulnerabilidade e, hoje, não se enquadra mais nos critérios. P
ara identificar quem realmente necessita, são cruzadas informações de atendimentos em espaços públicos, como a Passarela da Cidadania, o Centro POP e unidades de saúde.
Caso não haja registros nessas bases, considera-se que não há comprovação de vulnerabilidade.
Desde 4 de agosto, a pasta realiza um chamamento para atualização cadastral de pessoas em situação de rua na Passarela da Cidadania.
O prazo terminou em 15 de agosto, e quem não compareceu pode ter tido o benefício suspenso, mas, se comprovar necessidade, poderá voltar a recebê-lo.
3
4
11:46, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
mais notícias
+