Pernambuco, 07 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MEC registra queda de índice de abstenção no primeiro dia do Enem

A informação foi divulgada na noite do domingo, 3 de novembro, pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

04 de novembro de 2024 às 08:59   - Atualizado às 09:24

MEC registra queda de índice de abstenção no primeiro dia do Enem.

MEC registra queda de índice de abstenção no primeiro dia do Enem. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Balanço preliminar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostra que caiu de 28,1%, em 2023, para 26,6%, em 2024, o percentual de candidatos inscritos que não se apresentaram para fazer as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa.

A informação foi divulgada na noite do domingo, 3 de novembro, pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias

O MEC também registrou que, em 2024, 94% dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas este ano se inscreveram no Enem. O percentual em 2023 foi de 58%.

Em 14 estados, o índice chegou a 100%. Na Região Nordeste, o único estado que não atingiu essa proporção foi o Maranhão (83%).

Veja Também

“A gente considera que foi um salto importante, um esforço que o ministério tem feito para estimular que o aluno se inscreva no Enem. Até antes de 2023, sempre havia uma queda, um declínio no número de inscritos, e agora nós estamos retomando o crescimento, são quase 1 milhão [de candidatos] a mais”, comparou Camilo Santana.

As provas e a redação foram aplicadas em 1.753 municípios, 10.776 locais de prova, e quase 150 mil salas. De acordo com o ministro, 90% dos candidatos inscritos foram alocados em até 10 quilômetros das suas residências.

“Isso foi um passo importante este ano”, disse o ministro que afirmou que “todas as ações este ano foram cumpridas no horário da entrega das provas” e que houve aprimoramento dos protocolos de segurança.

Quase 5 mil candidatos (4.999) foram eliminados por deixarem o local da prova levando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais de aplicação; por portar equipamento eletrônico; por se ausentar antes do horário permitido; por utilizar impressos; ou por não atender orientações dos fiscais.

O primeiro dia do Enem também registrou 689 ocorrências e problemas logísticos como emergências médicas; interrupções temporárias de energia elétrica e problemas de abastecimento de água.

“O participante que foi afetado com alguma ocorrência de problema logístico pode requisitar realizar a nova prova”, assegurou Camilo Santana. O candidato deve fazer a solicitação de reaplicação na página do Enem, no período de 11 a 15 de novembro.

Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:52, 07 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Momento em que cozinheiro foragido é preso em shopping.
Detido

Cozinheiro foragido da Justiça por estupro contra duas mulheres é preso em shopping

Segundo as investigações, o homem atraía as vítimas para tomar um drink depois do trabalho. No encontro, ele as dopava misturando substâncias em bebidas.

Luiz Phillipi Machado, o "sicário" de Daniel Vorcaro.
Óbito

"Sicário" de Daniel Vorcaro, alvo da PF, morre após evolução de quadro clínico, confirma defesa

Ele estava internado no Hospital João XXIII, quando atentou contra a própria vida enquanto estava custodiado pela polícia.

Sorteio da Super Sete (concurso 819) nesta sexta-feira (06/03).
Super Sete

Resultado da Super Sete 819 (06/03) tem dois ganhadores com seis acertos e prêmio principal acumula

Sorteio de 6 de março não teve apostas com sete acertos e prêmio estimado sobe para R$ 3,3 milhões.

mais notícias

+

Newsletter