FIES. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026, o resultado da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao processo seletivo do primeiro semestre do ano.
Os candidatos já podem consultar seus resultados individuais por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O programa recebeu 528.175 inscrições, abrangendo 210.108 candidatos, considerando que cada estudante podia se inscrever em até três opções de curso. No caso das vagas ofertadas pelo Fies Social, foram registrados 52.930 inscritos.
Regulamentado pelo Edital nº 3/2026, o processo seletivo do 1º semestre disponibilizou 67.301 vagas distribuídas em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários, para 19.834 cursos e turnos.
Ao todo, em 2026, o programa oferecerá 112.168 vagas; as oportunidades restantes e eventuais vagas não ocupadas nesta edição serão disponibilizadas na seleção do segundo semestre.
Os estudantes pré-selecionados têm o período de 20 a 24 de fevereiro para complementar suas informações cadastrais.
Após essa etapa, será necessário comprovar os dados declarados no ato da inscrição, de forma física ou digital, em até cinco dias úteis, junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino onde foram pré-selecionados.
Para aqueles que não forem aprovados na chamada única, a situação não é definitiva: os candidatos automaticamente passam a integrar a lista de espera, cuja convocação ocorrerá entre 26 de fevereiro e 10 de abril de 2026.
Desde 2024, o Fies oferece reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, tanto no Fies quanto no Fies Social.
Além disso, o Fies Social destina 50% das vagas aos estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, desde que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com dados atualizados dentro do prazo exigido pelo edital. Para esses candidatos, é possível solicitar a contratação do financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Sobre o Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do MEC instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001.
Seu principal objetivo é oferecer financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de educação superior, desde que possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e aderam às normas do programa.
O Fies, portanto, continua sendo uma importante ferramenta para ampliar o acesso ao ensino superior no Brasil, especialmente para estudantes de baixa renda e grupos historicamente menos representados.
2
3
4
20:35, 19 Fev
28
°c
Fonte: OpenWeather
O Brasil vive ansioso para disputa do Mundial de 2026. Com amistosos contra Croácia e França, em março, a Canarinha, agora, terá também os egípcios pela frente.
Esta é a segunda passagem do arqueiro pelo futebol acreano. A primeira foi em 2020, pelo Rio Branco.
Com a retomada plena das viagens internacionais nos últimos anos e o aumento da mobilidade global, o passaporte tornou-se ainda mais relevante.
mais notícias
+