Lula e Camilo no lançamento do Bolsa Mais Professores Foto: Ricardo Stuckert
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Edital nº 22/2025, detalhando a adesão das redes de ensino à Bolsa Mais Professores. Ao todo, os 26 estados da Federação pactuaram a oferta de 8 mil bolsas: 2.180 para professores dos anos finais do ensino fundamental e 5.820 para docentes do ensino médio.
O programa Mais Professores para o Brasil tem como objetivo incentivar o ingresso e a permanência de professores nas redes públicas de ensino da educação básica, especialmente em regiões e áreas com carência de profissionais. As bolsas oferecem R$ 2.100 mensais durante 24 meses, de forma complementar à remuneração regular dos docentes, vinculadas à realização de um curso de especialização.
Cada rede elegível pode receber, no mínimo, 120 bolsas. A distribuição das demais oportunidades considera a necessidade das escolas com base em dois critérios: adequação da formação docente ao componente curricular e nível socioeconômico da escola, priorizando instituições entre os 25% com menor Índice de Nível Socioeconômico (Inse) do país.
Podem se candidatar professores com vínculo formal com a rede pública, incluindo:
Além disso, é necessário ter diploma de licenciatura ou curso de formação pedagógica reconhecido pelo MEC, aprovação em processo seletivo da rede de ensino, assinatura do termo de compromisso junto à Capes e cumprimento das atividades docentes e requisitos de desempenho do curso de especialização.
Durante o período da bolsa, os professores devem realizar curso de pós-graduação lato sensu (especialização) de 360 horas, na modalidade EaD, com foco na prática pedagógica e integração entre teoria e prática docente. O curso terá início em 16 de março de 2026.
As seleções pelos estados ocorrem até 10 de fevereiro, e os resultados devem ser enviados ao MEC até 13 de fevereiro de 2026.
O programa Mais Professores também prevê outras ações de valorização, como Pé-de-Meia Licenciaturas, Portal de Formação, Prova Nacional Docente e benefícios exclusivos em bancos públicos, hotéis e serviços, atingindo cerca de 2,7 milhões de docentes em todo o país.
Com a oferta dessas 8 mil bolsas, o programa reforça o compromisso do MEC em valorizar o magistério, melhorar a formação docente e garantir educação de qualidade para todos os estudantes da educação básica.
2
4
00:01, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+