Governo Trump alerta turistas. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
O governo dos Estados Unidos atualizou um alerta de viagem para cidadãos daquele país que visitam o Brasil.
Em uma tabela de classificação com quatro níveis, sendo 1 o mais tranquilo e 4 o mais perigoso, o Brasil como um todo é classificado como de nível 2, mas três áreas têm nível 4, o máximo de periculosidade:
- cidades-satélite de Brasília à noite: Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá;
- Conjuntos habitacionais informais: como favelas, vilas, comunidades ou conglomerados;
- qualquer lugar dentro de um raio de 160 km das fronteiras terrestres com: Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela, excluídos o Parque Nacional de Foz do Iguaçu e o Parque Nacional do Pantanal.
O texto foi atualizado nesta quinta-feira, 29, para adicionar risco de sequestro. Ao tratar do País em geral, o comunicado passou a alertar:
"No Brasil, tenha cautela redobrada devido à criminalidade e aos sequestros . Algumas áreas apresentam risco aumentado".
O alerta cita "crimes violentos, incluindo assassinatos, assaltos à mão armada e roubos de carros, podem ocorrer em áreas urbanas, dia e noite.
Houve um sequestro com pedido de resgate de viajantes americanos.
A atividade de gangues e o crime organizado são generalizados e frequentemente ligados ao tráfico de drogas recreativas".
A descrição dos riscos continua, com alerta especial para o Rio de Janeiro:
"Agressões, incluindo com sedativos e drogas colocadas em bebidas, são comuns, especialmente no Rio de Janeiro. Criminosos atacam estrangeiros por meio de aplicativos de namoro ou em bares antes de drogar e roubar suas vítimas."
De acordo com o comunicado, funcionários do governo dos EUA são aconselhados a não usar ônibus municipais no Brasil devido ao sério risco de roubo e agressão, especialmente à noite.
O alerta incluiu orientações de segurança, caso o norte-americano decida vir para o Brasil: "Fique atento ao que acontece ao seu redor.
Não resista fisicamente a nenhuma tentativa de roubo. Não aceite comida ou bebida de estranhos e sempre tome cuidado com suas bebidas.
Tenha cuidado ao caminhar ou dirigir à noite. Evite ir sozinho a bares ou casas noturnas. Evite caminhar nas praias depois de escurecer.
Não exiba sinais de riqueza, como relógios ou joias caras. Fique atento a golpes envolvendo drogas. Fique atento ao visitar bancos ou caixas eletrônicos.
Tenha cuidado nos grandes centros de transporte ou no transporte público, especialmente à noite. Passageiros correm maior risco de roubo ou agressão ao usar ônibus públicos no Brasil. Tenha muito cuidado ao caminhar em áreas isoladas".
O turista norte-americano também é orientado a adotar um plano de comunicação com a família, o empregador ou a organização anfitriã da visita.
"Recomendamos fortemente que você contrate um seguro antes de viajar. Consulte sua seguradora de viagem sobre assistência para evacuação, seguro médico e cobertura para cancelamento de viagem", segue o alerta do governo dos Estados Unidos.
Estadão Conteúdo
3
4
13:09, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
mais notícias
+