Gil o Vigor ao lado de Lula. Foto: Reprodução / Redes sociais
O economista e ex-BBB Gil do Vigor postou um vídeo em suas redes sociais na segunda-feira, 25 de março, falando sobre o novo programa do governo federal que permite que o trabalhador brasileiro consiga fazer um empréstimo direto da carteira de trabalho, usando o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para os bancos. (Veja o vídeo abaixo)
O programa do governo também inclui empregados rurais, domésticos e empregados de MEI (microempreendedor individual).
“Se você trabalha de carteira assinada, você consegue fazer um empréstimo consignado. É aquele empréstimo que a gente contava diretamente no teu contracheque. Só que, o que é que acontece? Agora, você vai poder utilizar o seu saldo do FGTS como uma garantia para os bancos. Por quê? Enquanto tu tá trabalhando, tá lá descontando. Isso, tu perdeu o emprego”, afirmou Gil.
Veja o vídeo:
O economista também falou sobre a taxa de juros atual do consignado, que está em 2,89% ao mês. De acordo com o governo, essa taxa irá diminuir em 40%, o que deve ficar em 1,73%.
“E outro ponto, gente, é que a taxa atual de juros, né, que é a do consignado, tá em 2,89% ao mês. E a promessa é que essa taxa vai baixar agora em quase 40%, se aproximando ali de 1,73% ao mês com a nova taxa de juros. Então, aparentemente, é uma coisa boa. Mas não é, não. Sabe por quê? Porque os bancos podem ficar, o quê? Com o teu FGTS de garantia. Eles podem usar, gente, até 10% do teu saldo do FGTS, mais 100% da tua multa rescisória. Ou seja, tu foi demitido, precisa desse dinheiro? Vai pro banco, tu vai se lascar”, continuou.
Gil citou um exemplo de uma simulação feita por ele usando a taxa como base. De acordo com ele, se o brasileiro pega 10 mil emprestados, terá que pagar 17 mil. Ou seja, pagará quase o dobro em juros.
““Ai, mas pelo menos a taxa é menor.” Sim, mas olha só os juros inteiros. Um exemplo: se tu pega 10 mil emprestado, eu fiz um cálculo aqui com essa taxa de juros, tu ainda vai pagar ali quase 7 mil só de juros. Então, não tá, ó, essa coisa maravilhosa, não”, continuou.
O influenciador também reforçou que o brasileiro já está muito endividado, com cerca de 76% da população nessa situação. Além disso, o país tem 73 milhões de pessoas com alguma dívida ativa, sendo que 30% delas estão inadimplentes.
“E fora que o Brasil, gente, tá super endividado. Você deve estar cheio de dívida até o pescoço. 76% das famílias brasileiras estavam endividadas, estão endividadas agora em janeiro. E 73 milhões de pessoas estão com alguma dívida ativa, e 30% delas estão inadimplentes. Ou seja, não estão pagando”, disse o economista.
2
20:05, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.
Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.
mais notícias
+