Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

ENCCEJA: prazo para solicitar reaplicação da prova termina nesta semana

A reaplicação é voltada aos participantes que tiveram problemas logísticos ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera da aplicação, conforme prevê o edital.

Cami Cardoso

04 de agosto de 2025 às 17:08   - Atualizado às 17:28

ENCCEJA: prazo para solicitar reaplicação da prova termina nesta semana

ENCCEJA: prazo para solicitar reaplicação da prova termina nesta semana Foto: Divulgação/ MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) receberá os pedidos de reaplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 até a próxima sexta-feira, 8 de agosto.

A reaplicação é voltada aos participantes que tiveram problemas logísticos no domingo, 3 de agosto, ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera da aplicação, conforme prevê o edital. As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Encceja.

Haverá apenas uma reaplicação do exame a ser realizada no dia 23 de setembro, para o ensino fundamental, e no dia 24 de setembro, para o ensino médio.

Em casos de doenças infectocontagiosas, é necessário apresentar o documento comprobatório, com o nome completo do participante, diagnóstico, código da Classificação Internacional de Doença, além da assinatura e da identificação do profissional responsável, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde ou de órgão competente.

O documento precisa ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. Cabe ressaltar que os casos serão analisados individualmente.

Veja Também

Incidentes logísticos - Para pedir a reaplicação por problemas logísticos, é necessário que o participante se enquadre nas situações previstas no edital do Encceja 2025.

Os problemas logísticos que justificam a reaplicação da prova incluem desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local de aplicação, falta de energia elétrica que prejudique a visibilidade da prova e falhas na execução dos procedimentos que causem prejuízo comprovado ao participante.

Nessas situações, a pessoa deverá descrever o que aconteceu, por meio do Sistema Encceja. O Inep também receberá documentos que comprovem o ocorrido e analisará cada caso.

Encceja – O exame é uma oportunidade para quem busca a certificação do ensino fundamental e médio. Realizado pelo Inep desde 2002, possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.

O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do INEP.

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:24, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Momento de Carlinhos Brown abrindo caminhos em Salvador.
Ritual

Carlinhos Brown saúda Exu e "abre caminhos" antes de desfiles carnavalescos de Salvador; veja vídeo

Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.

Sarah Araújo, ao lado do marido, secretário de prefeitura junto do filho e suposto momento da traição.
Flagra

Viraliza vídeo de suposta traição da esposa de secretário que atirou nos filhos e depois se matou

Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.

Criança com cartão do Bolsa Família.
Auxílio

Bolsa Família paga novo grupo de beneficiários nesta sexta (13/02); veja NIS de hoje

O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.

mais notícias

+

Newsletter