Pernambuco, 04 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Datafolha: prisão de Bolsonaro tem apoio de 50% dos brasileiros; 43% são contra

O instituto ouviu 2.005 eleitores em 113 municípios entre os dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Ricardo Lélis

13 de setembro de 2025 às 20:35   - Atualizado às 20:35

Eduardo e Jair Bolsonaro.

Eduardo e Jair Bolsonaro. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 13 de setembro, aponta que 50% dos brasileiros são favoráveis à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 43% se declararam contrários. Outros 7% não souberam responder.

O levantamento foi realizado dias após a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) fixar a pena de 27 anos e três meses, em regime inicial fechado, para Bolsonaro, condenado no caso da trama golpista. O julgamento teve início na segunda-feira (8) e foi concluído na quinta-feira (11).

Como a condenação ultrapassa oito anos, a legislação determina o início do cumprimento da pena em regime fechado. No entanto, a execução não é imediata, já que a defesa pode apresentar recursos que deverão ser analisados pelo STF.

Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão preventiva em regime domiciliar por descumprimento de medidas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes.

A pesquisa Datafolha ouviu 2.005 eleitores em 113 municípios brasileiros entre os dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Veja Também

Próximos passos de Bolsonaro

Condenado a mais de 27 anos de pena privativa de liberdade pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá apresentar recurso contra a decisão da Primeira Turma antes do trânsito em julgado e o início do cumprimento da pena.

Está prevista para o dia 23, na Primeira Turma, a leitura da ata do julgamento. A partir disso, o tribunal tem até 60 dias para publicar o acórdão, que é a íntegra do que foi decidido no plenário.

Somente depois dessa publicação os advogados poderão apresentar embargos declaratórios, em um prazo de até cinco dias A expectativa no STF é que o acórdão seja publicado em meados outubro, antes de vencer o prazo máximo previsto no Regimento Interno.

Os embargos declaratórios são recursos destinados a esclarecer dúvidas ou pontos obscuros de decisões judiciais. Eles serão julgados também na Primeira Turma.

Embora não tenham o condão de reverter as condenações, podem resultar em diminuição das penas impostas aos réus.

O pedido é enviado ao relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, que pede um parecer para a Procuradoria Geral da República (PGR). A PGR tem até 15 dias para se manifestar sobre as demandas das defesas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:41, 04 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Aplicativo de aposta on-line
Verificação

Movimentação das bets cai R$ 652 milhões por dia após proibição, aponta balanço

Governo orienta apostadores a retirar recursos nas contas até segunda-feira, 5 de outubro.

No primeiro turno, o eleitor votará para deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.
Regras

Eleições 2026: veja quem pode ter preferência na fila das seções eleitorais

No primeiro turno, o eleitor votará para deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.

Material radioativo.
Crime

Veículo com material radioativo para uso médico é roubado e agência faz alerta sobre carga

O motorista, de 58 anos, foi abordado por homens armados, mantido refém e liberado na manhã da sexta-feira (2). O material, identificado como Actínio-225 é avaliado em R$ 30 mil

mais notícias

+

Newsletter