Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Datafolha: prisão de Bolsonaro tem apoio de 50% dos brasileiros; 43% são contra

O instituto ouviu 2.005 eleitores em 113 municípios entre os dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Ricardo Lélis

13 de setembro de 2025 às 20:35   - Atualizado às 20:35

Eduardo e Jair Bolsonaro.

Eduardo e Jair Bolsonaro. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 13 de setembro, aponta que 50% dos brasileiros são favoráveis à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 43% se declararam contrários. Outros 7% não souberam responder.

O levantamento foi realizado dias após a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) fixar a pena de 27 anos e três meses, em regime inicial fechado, para Bolsonaro, condenado no caso da trama golpista. O julgamento teve início na segunda-feira (8) e foi concluído na quinta-feira (11).

Como a condenação ultrapassa oito anos, a legislação determina o início do cumprimento da pena em regime fechado. No entanto, a execução não é imediata, já que a defesa pode apresentar recursos que deverão ser analisados pelo STF.

Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão preventiva em regime domiciliar por descumprimento de medidas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes.

A pesquisa Datafolha ouviu 2.005 eleitores em 113 municípios brasileiros entre os dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Veja Também

Próximos passos de Bolsonaro

Condenado a mais de 27 anos de pena privativa de liberdade pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá apresentar recurso contra a decisão da Primeira Turma antes do trânsito em julgado e o início do cumprimento da pena.

Está prevista para o dia 23, na Primeira Turma, a leitura da ata do julgamento. A partir disso, o tribunal tem até 60 dias para publicar o acórdão, que é a íntegra do que foi decidido no plenário.

Somente depois dessa publicação os advogados poderão apresentar embargos declaratórios, em um prazo de até cinco dias A expectativa no STF é que o acórdão seja publicado em meados outubro, antes de vencer o prazo máximo previsto no Regimento Interno.

Os embargos declaratórios são recursos destinados a esclarecer dúvidas ou pontos obscuros de decisões judiciais. Eles serão julgados também na Primeira Turma.

Embora não tenham o condão de reverter as condenações, podem resultar em diminuição das penas impostas aos réus.

O pedido é enviado ao relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, que pede um parecer para a Procuradoria Geral da República (PGR). A PGR tem até 15 dias para se manifestar sobre as demandas das defesas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:23, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Momento de Carlinhos Brown abrindo caminhos em Salvador.
Ritual

Carlinhos Brown saúda Exu e "abre caminhos" antes de desfiles carnavalescos de Salvador; veja vídeo

Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.

Sarah Araújo, ao lado do marido, secretário de prefeitura junto do filho e suposto momento da traição.
Flagra

Viraliza vídeo de suposta traição da esposa de secretário que atirou nos filhos e depois se matou

Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.

Criança com cartão do Bolsa Família.
Auxílio

Bolsa Família paga novo grupo de beneficiários nesta sexta (13/02); veja NIS de hoje

O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.

mais notícias

+

Newsletter