Pernambuco, 13 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Conta de luz: Aneel mantém bandeira verde para o mês de abril

Mês a mês o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) considera o custo variável da produção de energia, como a disponibilidade de recursos hídricos.

Fernanda Diniz

28 de março de 2025 às 18:07   - Atualizado às 18:20

Conta de luz.

Conta de luz. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira, 28 de março, a bandeira tarifária verde para o mês de abril, sem custo adicional na tarifa de energia. O regulador aponta que apesar da transição do período chuvoso para o seco, a geração de usinas hidroelétricas continua em níveis estáveis.

Para o mês de maio, até a semana passada, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) projetava bandeira tarifária amarela em todos os quatro cenários avaliados.

O Broadcast Energia (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) havia mostrado que a piora nas expectativas de chuvas fizeram com que a possibilidade de acionamento da bandeira tarifária amarela fosse projetada em modelos matemáticos dos especialistas que acompanham o tema.

Em abril, será o quinto mês consecutivo que a bandeira verde é acionada. Com a seca histórica no segundo semestre de 2024, a Aneel havia acionado a bandeira tarifária vermelha patamar 1º em setembro - pela primeira vez em mais de três anos.

Além do risco hidrológico (GSF), outro gatilho para o acionamento da bandeira mais cara no ano passado foi o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) - valor calculado para a energia a ser produzida em determinado período.

Mês a mês o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) considera o custo variável da produção de energia, como a disponibilidade de recursos hídricos, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras. A arrecadação via bandeira tarifária paga os custos adicionais.
 

Estadão Conteúdo 

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:28, 13 Jul

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governo publica decreto que 'obriga' brasileiros a comprar novas TV.
Atenção

Governo publica decreto que 'obriga' brasileiros a comprar novas TVs; entenda

O decreto do governo federal, já encaminhado pelo Ministério das Comunicações à Casa Civil em dezembro de 2024, prevê a adoção de um novo padrão.

Lula e Janja entrando em avião.
Dinheiro

Em apenas duas semanas, governo Lula gastou R$ 63 milhões com viagens

Vale lembrar que o governo do petista defende a bandeira do corte de gastos e da responsabilidade fiscal.

Campanha "Defenda o Brasil do PT".
Viral

Direita lança "Defenda o Brasil do PT" e campanha domina internet com 1 milhão de menções

A mobilização foi impulsionada por parlamentares e apoiadores da direita como uma reação direta à campanha "Defenda o Brasil", lançada por Lula.

mais notícias

+

Newsletter