Lula e os comandantes das Forças Armadas Foto: Ministério da Defesa
O fim de ano de 2025 dos comandantes das Forças Armadas chamou atenção pelos altos gastos com viagens oficiais. Somando 117 deslocamentos, os três receberam quase R$ 978 mil em diárias, valor que quase dobrou a remuneração anual de cada um. Os dados, obtidos no Portal da Transparência, mostram um contraste marcado com a realidade da maioria dos brasileiros, que enfrenta aumento no custo de vida e limitações financeiras.
Cada comandante seguiu um padrão diferente: o brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, da Aeronáutica, concentrou 82,8% de suas viagens em destinos internacionais de alto custo; o almirante Marcos Sampaio Olsen, da Marinha, fez menos deslocamentos, mas com a maior despesa total, incluindo Londres, Pequim e Abu Dabi; enquanto o general Tomas Miguel Mine Ribeiro Paiva, do Exército, viajou mais vezes, porém com gastos médios menores e maior presença em destinos nacionais.
No total, os comandantes passaram, em média, 124 dias do ano em viagens a serviço, com impacto significativo em seus ganhos mensais. O almirante Olsen chegou a receber uma média real de R$ 84.354,15 por mês considerando salários e diárias.
A matéria completa com todos os detalhes sobre os destinos e gastos está disponível no site Sociedade Militar.
3
07:24, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+