Casos de infecções e mortes de crianças por vírus que provoca bronquiolite tem alta, alerta Fiocruz. Casos de infecções e mortes de crianças por vírus que provoca bronquiolite tem alta, alerta Fiocruz.
Com a chegada do inverno, o número de casos de infecções respiratórias segue uma crescente consolidada, segundo o boletim do InfoGripe, da Fiocruz, publicado na quinta-feira, 04 de julho. A entidade alerta, no entanto, que há uma alta na incidência e na mortalidade pelo vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças pequenas.
O documento apontou que o VSR é a principal causa atual da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no País, responsável por 43,8% dos casos que foram testados no último mês e que atingem pessoas de todas as idades. Segundo o boletim, os estados de Roraima, Amapá e Ceará têm um crescimento no número de hospitalizações por VSR.
? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
Nos Estados do Centro-Sul brasileiro, que incluem São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, os dados da última semana mostram que os vírus que mais estão circulando na região são influenza, VSR e rinovírus.
A incidência de covid-19 ainda é considerada baixa, mas o InfoGripe alerta que Estados como Piauí e Ceará têm maior prevalência da doença. Além disso, a maioria das hospitalizações por SRAG em idosos nas últimas semanas foram causadas pela covid-19.
Cuidados no inverno
Neste período do ano, alguns cuidados são essenciais para conter o avanço das infecções respiratórias. Caso apresente sintomas gripais, como tosse, coriza, febre e mal-estar, evite sair de casa. Se necessário, saia sempre com máscara, especialmente em ambientes fechados.
A vacinação também é aliada na prevenção da gripe. Se não completou o esquema vacinal contra covid-19, busque uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para aplicação das doses necessários. Crianças a partir dos seis meses podem ser vacinadas e grupos prioritários, como idosos e pessoas com comorbidades, podem buscar reforço da vacina.
No Estado de São Paulo, a vacinação contra a gripe foi estendida até o dia 14 de julho. Para se vacinar, basta comparecer na UBS mais próxima. O imunizante garante proteção tanto contra a influenza A quanto B e pode ser aplicado em toda a população a partir de seis meses de idade.
Estadão Conteúdo
2
4
03:41, 08 Set
26
°c
Fonte: OpenWeather
Valentin Dos Santos Dias interpretou Dom Pedro I durante desfile escolar e vídeo da apresentação ultrapassou 1,2 milhão de visualizações.
Área de Tabuleiro do Norte integra o bloco POT-T-551, mas eventual extração ainda depende de estudos, avaliações ambientais, leilão e interesse de empresas.
Vítima de 33 anos foi encaminhada ao Hospital de Emergência e Trauma da cidade, onde permanece internada.
mais notícias
+