Pernambuco, 13 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Brasil pode gerar 15 milhões de empregos verdes até 2050 com economia de baixo carbono, diz pesquisa

Energias renováveis, economia circular, bioeconomia e mobilidade com baixas emissões são algumas das áreas apontadas como potenciais para geração de empregos sustentáveis. 

Cami Cardoso

29 de outubro de 2025 às 12:29   - Atualizado às 12:29

Brasil pode gerar 15 milhões de empregos verdes até 2050 com economia de baixo carbono, diz pesquisa

Brasil pode gerar 15 milhões de empregos verdes até 2050 com economia de baixo carbono, diz pesquisa Foto: Freepik

O Brasil pode criar sete milhões de empregos verdes até 2030 e 15 milhões até 2050, com a transição para uma economia de baixo carbono. É o que revela um estudo da organização da sociedade civil de interesse público, Agenda Pública, em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, que realiza e apoia ações sociais e educacionais. 

A pesquisa  analisa os impactos da descarbonização e da transformação digital no mercado de trabalho, e aponta medidas para ampliar a mobilidade social a partir da inclusão produtiva.

Algumas dessas iniciativas envolvem a modernização das políticas locais de desenvolvimento econômico. Energias renováveis, economia circular, bioeconomia e mobilidade com baixas emissões são algumas das áreas apontadas como potenciais para geração de empregos sustentáveis. 

O diretor-geral da Fundação Grupo Volkswagen, Vitor Hugo Neia, cita outras práticas que podem contribuir para uma transição justa e mais resiliente nos territórios.

"Investir em qualificação profissional e em políticas públicas estruturantes, tanto do nível estadual, federal e municipal, a fim de que esse movimento seja uma oportunidade e não contribua para acentuar as já elevadas desigualdades sociais brasileiras. Transição justa só vai ser justa de fato se vier com inclusão produtiva, mobilidade social, sem deixar ninguém pra trás."

Veja Também

Para comparar realidades tão distintas, a pesquisa desenvolveu dois conjuntos de evidências: Vulnerabilidade Socioeconômica e Capacidade Adaptativa. O índice classifica os municípios em perfis como resiliente, emergente, em atenção e crítico, indicando onde é preciso agir primeiro.

A medida da capacidade de transição observa aspectos como o capital humano, que considera a densidade de profissionais com ensino médio, superior e o volume de matrículas em cursos técnicos. E a capacidade fiscal, identificada pela receita própria per capita dos municípios.

O estudo apurou que cada região possui desafios e potencialidades próprias, o que exige estratégias personalizadas de transição, e cita etre as recomendações a  necessidade de se fazer uma governança participativa.

Outra demanda urgente apontada pela pesquisa, é a necessidade de políticas específicas para jovens em situação de vulnerabilidade. Dados da publicação mostram  que 42% dos jovens negros entre 18 e 24 anos estão fora da escola ou do ensino superior, enquanto entre jovens brancos essa taxa é de 22%.

Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:33, 13 Ago

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Morre o pastor e cantor Marquinhos Menezes.
Luto

Morre o pastor Marquinhos Menezes, da ADVEC, após luta contra câncer no estômago

Religioso estava internado em Niterói, no Rio, recebia cuidados paliativos e vinha sendo acompanhado por familiares e fiéis em meio ao agravamento do quadro de saúde.

O astor Marquinhos Menezes, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec) de Niterói.
Luto

Pastor Marquinhos Menezes, da ADVEC, morre após dois anos de luta contra câncer no estômago

O religioso estava internado em Niterói e enfrentava um câncer no estômago havia dois anos. A morte foi confirmada pela esposa, Lilian Azevedo.

Advogado Nelson Wilians.
Exploração

Em operação nacional, Polícia Federal faz buscas contra advogado Nelson Wilians em investigação sobre bets

O advogado atua para a casa de apostas e para seu controlador, Ernildo Junior. Wilians também foi sócio de Fernando Cavalcanti, investigado no esquema de descontos ilegais do INSS.

mais notícias

+

Newsletter