Ambulante. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
O número de ambulantes que se formalizaram como Microempreendedores Individuais (MEI) em 2025 no Brasil cresceu 45% em relação a 2023.
São mais de 56 mil profissionais, comparados com os 38 mil registrados em 2023 e 42 mil, em 2024.
O levantamento é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que comemora os números e espera que a categoria aproveite a movimentação de foliões durante o carnaval para garantir a geração de renda.
Décio Lima, presidente do Sebrae, ressalta a importância da formalização dos pequenos negócios e da capacitação de empreendedores para ampliar os resultados das atividades econômicas.
"O Sebrae busca reforçar a importância da formalização, da gestão e da sustentabilidade para quem empreende no carnaval. A proposta é mostrar que a festa também e um grande espaço de geração de renda, inovação e inclusão produtiva, conectando os pequenos negócios às oportunidades criadas".
A cadeia de pequenos empreendedores que movem o carnaval está diretamente ligada aos setores de bares e restaurantes e turismo, como explica Décio Lima.
"Os pequenos negócios que se formalizaram para atuar como ambulantes no carnaval são quase a totalidade dos segmentos de bares, restaurantes e alimentação fora do lar, e de transporte de receptivo turístico".
Em Salvador, capital da Bahia, o Sebrae realiza uma ação durante os dias de folia para promover experiências de pequeno porte em diversos segmentos, como moda, economia, alimentos e bebidas no camarote Viva Bahia, no circuito Barra-Ondina, onde 90% dos fornecedores são micro e pequenas empresas.
Formalizar pode aumentar faturamento
O MEI é a forma mais simples de formalização profissional, abrindo a possibilidade de ter um CNPJ, maior poder de negociação com fornecedores, acesso mais fácil a serviços financeiros, além de poder vender e prestar serviços para outras empresas e para o governo.
Segundo o Sebrae, estudos da entidade apontam que essa formalização aumenta em até 25% o faturamento dos pequenos negócios.
1
2
3
00:19, 17 Fev
28
°c
Fonte: OpenWeather
A pesquisa foi feita no formato de coleta domiciliar, realizada por meio de entrevistas face a face por meio de questionários estruturados.
A lancha rápida Lima de Abreu XV naufragou na sexta (13), na região do encontro dos rios Negro e Solimões. Ao todo, 71 pessoas foram resgatadas por outra embarcação que passava pelo local.
Em 2022, época do falecimento de Raquel Antunes, de 11 anos, Wallace Palhares presidia a Liga-RJ, entidade responsável pela organização da Série Ouro.
mais notícias
+