Blindados Centauro II-BR para a 1ª Brigada de Infantaria da Selva Foto: Reprodução/Exercito
O Exército Brasileiro anunciou o envio de 12 blindados Centauro II-BR para a 1ª Brigada de Infantaria da Selva, em Roraima, reforçando a segurança da fronteira com a Venezuela. Os veículos são equipados com canhões de 120 mm, tornando-se os blindados mais potentes disponíveis na América do Sul.
A medida ocorre em meio a um cenário de tensão internacional envolvendo os presidentes Nicolás Maduro, da Venezuela, e Donald Trump, dos Estados Unidos. Recentemente, tropas americanas foram destacadas para o Caribe, e a Casa Branca anunciou um bloqueio a petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela. Em resposta, Maduro classificou as ações como criminosas e prometeu não deixá-las impunes.
O comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, confirmou o envio dos equipamentos durante cerimônia em 16 de dezembro. Segundo o general, o Exército mantém prontidão e retidão, “pronto para cumprir qualquer missão em defesa da Pátria”. Apesar da declaração, o governo não detalhou oficialmente os motivos da movimentação militar.
O Centauro II-BR, fabricado pelo Consórcio Iveco-OTO Melara, é um veículo blindado de alta capacidade, capaz de operar em terrenos difíceis, como os encontrados na região amazônica e na fronteira de Roraima. Além do canhão de 120 mm, os blindados possuem sistemas de proteção modernos e mobilidade estratégica para missões de patrulha e defesa territorial.
O envio acontece após episódios recentes de tensão, incluindo ataques de supostos barcos de drogas no Caribe, realizados pelos EUA, e a inclusão do Cartel de los Soles em lista de grupos terroristas por Washington. Maduro acusa os Estados Unidos de tentar controlar recursos petrolíferos da Venezuela, país que possui algumas das maiores reservas de petróleo do mundo.
Especialistas afirmam que a presença dos Centauro II-BR reforça a capacidade de resposta do Brasil em uma fronteira sensível, garantindo vigilância e segurança para a população local e prevenindo incidentes internacionais. O reforço também demonstra o compromisso das Forças Armadas em manter a soberania nacional frente a instabilidades externas.
Com esta movimentação, o Exército brasileiro sinaliza prontidão e estratégia defensiva, enquanto acompanha de perto os desdobramentos políticos e militares na região norte do país, mostrando que a fronteira permanece sob proteção reforçada e preparada para eventuais crises.
3
09:00, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+