Operação contra falsificação de bebidas. Foto: Divulgação/ Polícia Civil do Rio de Janeiro
O Ministério da Saúde divulgou, nesta segunda-feira, 13 de outubro, que o Brasil contabiliza 32 casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas (três a mais do que na última sexta). Ao todo, outros 181 casos seguem em investigação. Pelo menos 320 suspeitas foram descartadas.
As ocorrências confirmadas foram em São Paulo (28), no Paraná (três) e no Rio Grande do Sul (uma). As suspeitas seguem em diminuição. Eram 217 no último balanço.
As 181 notificações em investigação estão em São Paulo (100), em Pernambuco (43), no Espírito Santo (nove), no Rio Grande do Sul (seis), no Rio de Janeiro (cinco), em Mato Grosso do Sul (quatro), no Piauí (quatro), em Goiás (três), no Maranhão (duas), em Alagoas (duas), em Minas Gerais (uma), no Paraná (uma) e em Rondônia (uma).
Não houve novas confirmações de mortes causadas pelo metanol. O balanço indica cinco óbitos. Nove ocorrências seguem em investigação (três a menos do que no último levantamento). As suspeitas estão em São Paulo (três), em Pernambuco (três), em Mato Grosso do Sul (uma), em Minas Gerais (uma) e no Ceará (uma).
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) confirmou nesta segunda-feira, 13 de outubro, os três primeiros casos de intoxicação por metanol no estado, todos registrados no município de Lajedo, no Agreste. Até o momento, essas são as únicas confirmações oficiais desde o início dos registros, em 30 de setembro.
As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa na sede da SDS, no Recife. Durante o evento, as autoridades anunciaram a prisão de um homem de 40 anos, natural de São Bento do Una, suspeito de trazer bebidas adulteradas de São Paulo. O suspeito foi detido em sua residência no sábado (10) e segue à disposição da Justiça.
Segundo a SDS, o metanol foi detectado apenas nas bebidas consumidas pelas vítimas de Lajedo. Outras apreensões cautelares realizadas pelo órgão ainda não confirmaram a presença da substância. Entre os três pacientes confirmados, duas pessoas morreram e uma sofreu sequelas oculares graves.
2
3
4
17:09, 19 Fev
29
°c
Fonte: OpenWeather
Esta é a segunda passagem do arqueiro pelo futebol acreano. A primeira foi em 2020, pelo Rio Branco.
Com a retomada plena das viagens internacionais nos últimos anos e o aumento da mobilidade global, o passaporte tornou-se ainda mais relevante.
Foram registrados 130 óbitos e 1.481 feridos em meio aos 1.241 acidentes de trânsito, contra 85 mortos, 1.433 feridos e 1.190 acidentes em 2025 no mesmo período.
mais notícias
+