Metanol em bebidas em Pernambuco. Foto: Divulgação
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) confirmou nesta segunda-feira, 13 de outubro, os três primeiros casos de intoxicação por metanol no estado, todos registrados no município de Lajedo, no Agreste. Até o momento, essas são as únicas confirmações oficiais desde o início dos registros, em 30 de setembro.
As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa na sede da SDS, no Recife. Durante o evento, as autoridades anunciaram a prisão de um homem de 40 anos, natural de São Bento do Una, suspeito de trazer bebidas adulteradas de São Paulo. O suspeito foi detido em sua residência no sábado (10) e segue à disposição da Justiça.
Segundo a SDS, o metanol foi detectado apenas nas bebidas consumidas pelas vítimas de Lajedo. Outras apreensões cautelares realizadas pelo órgão ainda não confirmaram a presença da substância. Entre os três pacientes confirmados, duas pessoas morreram e uma sofreu sequelas oculares graves.
O levantamento da SDS aponta que Pernambuco já registrou 48 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Destes, 45 envolvem moradores do estado, enquanto os outros três casos ocorreram com dois residentes de São Paulo e um de Alagoas. Entre os casos suspeitos, 27 permanecem em investigação, e 18 foram descartados após exame laboratorial.
As autoridades reforçam que o consumo de bebidas de procedência desconhecida representa risco grave à saúde, especialmente devido à presença de metanol, que pode causar intoxicação grave, perda de visão e morte. A SDS orienta a população a não consumir bebidas suspeitas e a informar imediatamente qualquer caso suspeito de intoxicação.
2
3
4
04:26, 25 Ago
26
°c
Fonte: OpenWeather
O resultado registrado no ano anterior, quando foram aplicadas cerca de 7,3 mil doses
''Vamos garantir a entrega do novo Hospital da Mulher no município, que já está em construção, e que irá proporcionar que muitas mães tenham seus filhos com conforto e dignidade'', afirmou a governadora
Unidades móveis estarão nos municípios entre 24 e 26 de agosto com serviços voltados à prevenção e ao diagnóstico precoce de doenças.
mais notícias
+