A ação ocorreu na última quinta-feira, 9 de outubro e mobilizou equipes do Procon, da Polícia Civil, da Polícia Militar (PM) e da Polícia Técnico-Científica (PTC).
Maconha apreendida para ser usada em cahcaça. Foto: Reprodução/Redes sociais
Uma operação conjunta em Anápolis, no interior de Goiás, resultou na apreensão de bebidas falsificadas e contaminadas por metanol, além da descoberta de uma cachaça misturada com maconha. A ação ocorreu na última quinta-feira, 9 de outubro e mobilizou equipes do Procon, da Polícia Civil, da Polícia Militar (PM) e da Polícia Técnico-Científica (PTC).
Durante as fiscalizações, os agentes encontraram um estabelecimento que funcionava sem alvará de funcionamento e comercializava bebidas artesanais em garrafas pet, vendidas por apenas R$ 4. Entre os produtos, chamou atenção a presença de uma cachaça com folhas de maconha em infusão, preparada de forma artesanal e comercializada irregularmente.
Os responsáveis pelo local foram conduzidos à Central de Flagrantes, onde prestaram depoimento. As autoridades abriram investigação para apurar as circunstâncias e a possível origem das bebidas adulteradas.
Além do local onde foi encontrada a cachaça com maconha, outras três lojas foram inspecionadas pelas equipes. Dessas, duas receberam prazos para regularizar os alvarás de funcionamento vencidos, enquanto uma terceira teve produtos apreendidos para análise laboratorial por suspeita de adulteração.
O Ministério da Saúde confirmou, até esta sexta-feira, 10 de outubro, 246 notificações de casos suspeitos de intoxicação por metanol em todo o país. Desses, 217 ainda estão em investigação e 29 foram confirmados.
Os estados com maior número de casos confirmados são São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Segundo o levantamento, São Paulo lidera o ranking, com 25 ocorrências e cinco mortes já confirmadas. O Paraná registrou três casos, e o Rio Grande do Sul, um.
Há também 12 óbitos em investigação, distribuídos entre Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo.
Em Goiás, onde a operação foi realizada, as autoridades de saúde monitoram dois casos suspeitos de intoxicação por consumo de bebidas possivelmente adulteradas.
A população também deve ficar atenta a sintomas como tontura, náusea, dor de cabeça intensa, visão turva e falta de ar após o consumo de bebidas alcoólicas. Nessas situações, é essencial procurar atendimento médico imediato.
Com os casos de contaminação por metanol em alta, a fiscalização de bebidas e o combate à produção clandestina se tornam prioridade em vários estados do país.
1
2
3
18:45, 06 Nov
28
°c
Fonte: OpenWeather
Cerca de 700 eleitores cooptados já foram identificados. Ação mira vereadores eleitos, suplentes de vereadores e candidatos a cargos eletivos, investigados por fraudar as eleições de 2024.
Foram apreendidos veículos, documentos e mídias de interesse para a investigação e que são proveito ou produto dos crimes investigados.
Segundo a Polícia Militar, equipes foram acionadas para atender uma ocorrência em que um homem em surto havia atacado o pai com golpes de arma branca.
mais notícias
+