Ex-presidente Jair Bolsonaro Foto: Reprodução/ Redes Sociais
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta “pressão controlada” e “boa evolução clínica” neste domingo, 20 de abril, segundo boletim divulgado pelo hospital DF Star, em Brasília, onde está internado desde o último fim de semana.
Bolsonaro passou por uma cirurgia no domingo anterior (13), com duração de 12 horas, para liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal.
O procedimento foi necessário para tratar uma “suboclusão intestinal”, condição causada por aderências formadas após múltiplas cirurgias decorrentes da facada que sofreu em 2018.
No sábado (19), os médicos informaram que Bolsonaro teve um “episódio de alteração da pressão arterial”, mas a situação foi “normalizada”.
Mesmo com a melhora, ele permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem receber visitas e sem previsão de alta.
“Continua em jejum oral e com nutrição parenteral [por sonda] exclusiva. Segue intensificando diariamente a fisioterapia motora e as medidas de reabilitação”, informou a equipe médica.
Durante a semana, o ex-presidente apareceu em vídeos caminhando com ajuda de um andador, acompanhado por profissionais de saúde.
Em outra ocasião, foi filmado ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro durante uma caminhada no hospital.
O cardiologista Leandro Echenique, que integra a equipe médica, destacou que esta foi “uma das mais complexas” cirurgias já realizadas no ex-presidente.
A longa duração do procedimento já era esperada, segundo o especialista. Ainda de acordo com os médicos, Bolsonaro apresenta estabilidade clínica, sem dor, sangramentos ou outras intercorrências.
Jair Bolsonaro divulgou um vídeo, na última quarta-feira, 16 de abril, mostrando parte de sua recuperação no Hospital DF Star, em Brasília, onde permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A publicação ocorre três dias após a cirurgia a que foi submetido no último domingo, 13, para tratar uma obstrução intestinal. (Veja vídeo abaixo).
Nas imagens, Bolsonaro aparece caminhando pelos corredores da unidade hospitalar, indicando melhora no seu estado clínico. Segundo boletim médico divulgado pela manhã, o ex-presidente apresenta boa evolução, sem dores, sangramentos ou sinais de complicações.
O procedimento cirúrgico durou cerca de 12 horas e teve como foco a remoção de aderências intestinais, conhecidas como bridas, além da reconstrução parcial da parede abdominal. Essas alterações são comuns em pacientes que já passaram por múltiplas cirurgias na região e podem resultar em dor e obstruções.
2
03:32, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio desta sexta-feira, 13 de fevereiro, definiu as sete colunas e distribuiu prêmios em quatro faixas.
Concurso de 13/02 registra aposta vencedora no segundo sorteio e eleva estimativa para R$ 2 milhões.
Concurso 6953, sorteado em 13/02, saiu para aposta de Cruzeiro (SP) e encerrou sequência de prêmio acumulado.
mais notícias
+