17 de março de 2025 às 16:37 - Atualizado às 16:37
Pessoa mexendo no pix através de celular. Foto: Banco do Brasil/Divulgação
O Banco Central (BC) comunicou nesta segunda-feira, 17 de março, um incidente de segurança envolvendo dados pessoais vinculados a chaves PIX de 25,34 mil clientes da QI Sociedade de Crédito. Segundo o BC, a falha ocorreu devido a "falhas pontuais em sistemas dessa instituição".
A QI Sociedade de Crédito é uma fintech que opera por meio de plataforma eletrônica e realiza operações de crédito.
Apesar do incidente, o Banco Central garantiu que "não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário".
Os clientes que tiveram seus dados acessados serão notificados exclusivamente pelo aplicativo ou internet banking da instituição financeira com a qual possuem relacionamento.
O BC também alertou que "nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail".
O Banco Central afirmou que está conduzindo uma apuração detalhada do caso e que tomará as medidas sancionadoras cabíveis, conforme prevê a regulamentação vigente.
O Banco Central (BC) alterou o regulamento do Pix para excluir chaves de pessoas e de empresas cuja situação não esteja regular na Receita Federal.
Segundo a autoridade monetária, a medida visa aprimorar a segurança das transações e impedir a aplicação de golpes via Pix. O serviço utiliza nomes diferentes daqueles armazenados na base de dados da Receita Federal.
A norma determina que CPF com situação cadastral “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” e “nula” não poderá ter chave Pix registrada na base de dados do BC.
No caso das empresas, o CNPJ com situação cadastral “suspensa”, “inapta”, “baixada” e “nula” também não poderá ter chaves Pix registradas na base de dados do BC.
4
10:20, 27 Abr
29
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com as investigações, pelo menos onze associações são suspeitas de realizar descontos em benefícios de aposentados sem autorização dos segurados.
Apesar do susto e dos prejuízos, não houve registro de feridos no acidente.
A família do artista destacou sua luta contra a doença, que agravou sua saúde por conta de asma e complicações nos pulmões.
mais notícias
+