Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Anvisa aprova emissão de receitas controladas por plataformas digitais

A agência afirma que a medida busca reduzir fraudes e garantir que cada receita seja utilizada apenas uma vez.

Cami Cardoso

12 de dezembro de 2025 às 13:52   - Atualizado em 16 de dezembro de 2025 às 13:14

Fachada da Anvisa.

Fachada da Anvisa. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Nesta quarta-feira, 10 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou novos requisitos para notificações de receitas de controle especial e sujeitas à retenção emitidas em meio eletrônico.

A mudança autoriza que receitas utilizadas para prescrição de medicamentos controlados, como as de talonário amarelo e azul, sejam emitidas digitalmente por plataformas e serviços de prescrição eletrônica integrados ao Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR).

Segundo a Anvisa, essas receitas de controle especial e aquelas sujeitas à retenção, como as de antimicrobianos e das canetas para obesidade e diabetes, só terão validade quando emitidas por serviços de prescrição integrados ao SNCR. Além disso, passarão a ter registro de uso obrigatório dentro do sistema.

Com a nova regra, farmácias também poderão dar baixa nas receitas a partir da numeração fornecida pelo SNCR. A agência afirma que a medida busca reduzir fraudes e garantir que cada receita seja utilizada apenas uma vez.

A Anvisa reforça que as receitas em papel continuarão existindo, sem previsão de extinção, mas os receituários digitais só terão validade se estiverem integrados ao SNCR. Após o início da operação do sistema, as receitas controladas emitidas sem numeração do SNCR ainda poderão ser aceitas por 30 dias.

A plataforma da Anvisa está em funcionamento desde maio de 2024, mas deve começar a valer efetivamente no início de junho do próximo ano. Até agora, as receitas amarelas e azuis eram restritas ao formato físico. O modelo em papel continuará coexistindo, e a norma entra em vigor em 60 dias.

A mudança deve beneficiar especialmente psiquiatras, médicos de família, geriatras e neurologistas, já que as estimativas são de cerca de 3,69 milhões de caixas de medicamentos de tarja preta vendidas mensalmente no País, segundo a Memed, uma das plataformas que disponibiliza o serviço integrado ao SNCR.

"A prescrição digital permite rastreabilidade centralizada, dupla validação, assinatura qualificada e numeração individualizada, que elevam a segurança do uso de medicamentos e fortalecem o monitoramento nacional", afirma Gabriel Couto, CTO e diretor de Inovação em Saúde Digital da Memed.

Até então, a emissão dessas notificações era inteiramente física, exigindo atendimento presencial ou, em alguns casos, envio por correio, o que muitas vezes levava à alteração da conduta clínica, segundo a plataforma.

Estadão Conteúdo.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:55, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Local onde o crime ocorreu e viatura da PCPE.
Conflito

Olinda: homem é morto com golpes de facão pelo sócio e ciúmes é principal motivo

Tanto o autor como a vítima fatal, segundo informações à PCPE, possuíam um histórico profissional marcado por desentendimentos.

Momento de Carlinhos Brown abrindo caminhos em Salvador.
Ritual

Carlinhos Brown saúda Exu e "abre caminhos" antes de desfiles carnavalescos de Salvador; veja vídeo

Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.

Sarah Araújo, ao lado do marido, secretário de prefeitura junto do filho e suposto momento da traição.
Flagra

Viraliza vídeo de suposta traição da esposa de secretário que atirou nos filhos e depois se matou

Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.

mais notícias

+

Newsletter