Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Abin lança aplicativo Msg.gov para garantir comunicação segura no governo

Msg.gov estreia como alternativa confiável a apps estrangeiros para trocas sigilosas entre autoridades.

Pollyana Leite

04 de dezembro de 2025 às 21:29   - Atualizado às 21:32

Fachada da sede da Abin em Brasília.

Fachada da sede da Abin em Brasília. Foto: Antônio Cruz e Joédson Alves/Agência Brasil

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) apresentou nos últimos dias o novo aplicativo de mensagens internas chamado msg.gov. A novidade busca permitir que agentes públicos e autoridades governamentais troquem mensagens, arquivos e realizem chamadas com voz e vídeo de forma sigilosa e independente de plataformas estrangeiras. 

O lançamento ocorreu durante o evento Diálogos ABIN, uma ação que marcou os 26 anos da criação da Abin e do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). A cerimônia reuniu cerca de 200 convidados, entre autoridades e membros do Sisbin. 

O msg.gov funciona de maneira muito parecida com os aplicativos de mensagens já populares. Usuários poderão trocar mensagens de texto, enviar fotos, vídeos e documentos, além de fazer chamadas de voz ou vídeo e participar de grupos. A novidade chega em versões para Android e iOS, e já recebeu testes internos da Abin ao longo de 2025. 

A integração com a plataforma oficial do governo, gov.br, busca facilitar o acesso e garantir que apenas servidores autorizados utilizem o app, aumentando assim a segurança e autenticidade das comunicações. 

O maior diferencial técnico, segundo a Abin, é o uso de criptografia desenvolvida internamente pelos especialistas da agência. Essa criptografia chamada de “criptografia de Estado”, pretende proteger os dados e garantir privacidade absoluta nas trocas de mensagens e documentos oficiais. A agência considera essa tecnologia um pilar importante da soberania digital do país. 

Veja Também

O aplicativo nasceu da colaboração entre a Abin, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A UFC esteve à frente do desenvolvimento técnico e o Serpro forneceu a infraestrutura de nuvem governamental para hospedar a plataforma. A própria Abin cuidou da criptografia interna. 

A Abin informou que, inicialmente, o uso do msg.gov ficará restrito aos membros do Sisbin. Mas a agência não descartou expandir o acesso para outros órgãos da administração pública: federais, estaduais e municipais no futuro.

Com essa iniciativa, o governo busca reduzir a dependência de aplicativos comerciais estrangeiros, que muitas vezes armazenam dados fora do país e acabam expondo informações sensíveis a riscos de interceptação. A medida pretende proteger dados oficiais em áreas estratégicas como defesa, segurança interna e articulações institucionais. 

Durante o evento Diálogos ABIN, autoridades destacaram que o msg gov não representa apenas uma solução de comunicação, mas um passo concreto rumo à “autonomia estratégica” e ao fortalecimento da soberania digital brasileira. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:27, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Momento de Carlinhos Brown abrindo caminhos em Salvador.
Ritual

Carlinhos Brown saúda Exu e "abre caminhos" antes de desfiles carnavalescos de Salvador; veja vídeo

Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.

Sarah Araújo, ao lado do marido, secretário de prefeitura junto do filho e suposto momento da traição.
Flagra

Viraliza vídeo de suposta traição da esposa de secretário que atirou nos filhos e depois se matou

Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.

Criança com cartão do Bolsa Família.
Auxílio

Bolsa Família paga novo grupo de beneficiários nesta sexta (13/02); veja NIS de hoje

O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.

mais notícias

+

Newsletter