Fachada da sede da Abin em Brasília. Foto: Antônio Cruz e Joédson Alves/Agência Brasil
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) apresentou nos últimos dias o novo aplicativo de mensagens internas chamado msg.gov. A novidade busca permitir que agentes públicos e autoridades governamentais troquem mensagens, arquivos e realizem chamadas com voz e vídeo de forma sigilosa e independente de plataformas estrangeiras.
O lançamento ocorreu durante o evento Diálogos ABIN, uma ação que marcou os 26 anos da criação da Abin e do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). A cerimônia reuniu cerca de 200 convidados, entre autoridades e membros do Sisbin.
O msg.gov funciona de maneira muito parecida com os aplicativos de mensagens já populares. Usuários poderão trocar mensagens de texto, enviar fotos, vídeos e documentos, além de fazer chamadas de voz ou vídeo e participar de grupos. A novidade chega em versões para Android e iOS, e já recebeu testes internos da Abin ao longo de 2025.
A integração com a plataforma oficial do governo, gov.br, busca facilitar o acesso e garantir que apenas servidores autorizados utilizem o app, aumentando assim a segurança e autenticidade das comunicações.
O maior diferencial técnico, segundo a Abin, é o uso de criptografia desenvolvida internamente pelos especialistas da agência. Essa criptografia chamada de “criptografia de Estado”, pretende proteger os dados e garantir privacidade absoluta nas trocas de mensagens e documentos oficiais. A agência considera essa tecnologia um pilar importante da soberania digital do país.
O aplicativo nasceu da colaboração entre a Abin, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A UFC esteve à frente do desenvolvimento técnico e o Serpro forneceu a infraestrutura de nuvem governamental para hospedar a plataforma. A própria Abin cuidou da criptografia interna.
A Abin informou que, inicialmente, o uso do msg.gov ficará restrito aos membros do Sisbin. Mas a agência não descartou expandir o acesso para outros órgãos da administração pública: federais, estaduais e municipais no futuro.
Com essa iniciativa, o governo busca reduzir a dependência de aplicativos comerciais estrangeiros, que muitas vezes armazenam dados fora do país e acabam expondo informações sensíveis a riscos de interceptação. A medida pretende proteger dados oficiais em áreas estratégicas como defesa, segurança interna e articulações institucionais.
Durante o evento Diálogos ABIN, autoridades destacaram que o msg gov não representa apenas uma solução de comunicação, mas um passo concreto rumo à “autonomia estratégica” e ao fortalecimento da soberania digital brasileira.
3
4
12:27, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
mais notícias
+