Pernambuco, 04 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Carla Zambelli teve passaporte apreendido em 2023 e ação revogada por Alexandre de Moraes

A deputada federal deixou o Brasil após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Eduarda Queiroz

03 de junho de 2025 às 17:18   - Atualizado às 17:18

Alexandre de Moraes e Carla Zambelli

Alexandre de Moraes e Carla Zambelli Foto Montagem/Portal de Prefeitura

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que afirmou ter deixado o País após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), teve seu passaporte apreendido por ordem da Corte em agosto de 2023.

Dias depois da apreensão, o ministro Alexandre de Moraes revogou a apreensão e devolveu o documento a Zambelli.

Em 2 de agosto de 2023, Zambelli foi alvo da Polícia Federal (PF) em uma investigação pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Um dia antes das diligências da PF, Moraes havia autorizado a apreensão de dispositivos eletrônicos e do passaporte da deputada.

As medidas cautelares foram contestadas pela defesa de Zambelli e, dias depois da retenção do passaporte, o documento foi devolvido por decisão de Moraes.

Nesta terça-feira, 3 de junho, Zambelli afirmou ter deixado o Brasil. O anúncio foi feito dias depois da parlamentar ser condenada por unanimidade pela invasão ao sistema do Poder Judiciário.

Veja Também

Além da condenação pela invasão ao sistema do CNJ, Zambelli é ré por empunhar uma arma contra um homem na véspera do segundo turno da eleição presidencial de 2022.

O julgamento por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal está pausado por um pedido de vista do ministro Nunes Marques, mas já há maioria entre os ministros do Supremo para condená-la.

Ao anunciar que deixou o País, a deputada federal afirmou que terá a Europa como destino e que, a exemplo de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos, pretende pressionar autoridades estrangeiras para a imposição de sanções ao Brasil.

Carla Zambelli pediu pix na internet

Antes de deixar o país, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) chegou a pedir doações via Pix através das redes sociais. A arrecadação alcançou R$ 285 mil, que segundo ela, o valor seria para pagar as multas judiciais pelos quais foi condenada.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Estadão Conteúdo.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:28, 04 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

João Campos ao lado de aliados
Mobiliza

João Campos comemora chegada de partido nanico sem representantes no Congresso e Alepe

Legenda oficializou apoio à candidatura do PSB ao Governo de Pernambuco durante convenção estadual realizada nesta terça-feira (4).

Vereadora do PSOL quer tornar Neymar "Persona Non Grata" em Belém.
Proposta

Vereadora do PSOL quer tornar Neymar "Persona Non Grata" em Belém após provocação a jogador do Remo

Torcedora do clube paraense, a parlamentar classificou o comportamento do atacante como "arrogância pura".

Romeu Zema e Eduardo Girão.
Eleições

Zema anuncia Eduardo Girão como vice em chapa presidencial: "pessoa decente e ficha limpa"

A definição ocorreu depois de uma série de conversas entre os dois políticos e integrantes da direção nacional do partido Novo.

mais notícias

+

Newsletter