Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

X BLOQUEADO NO BRASIL: Maioria dos BRASILEIROS vê motivação POLÍTICA de Moraes, diz pesquisa

A decisão do ministro do STF foi proferida após o dono da rede social, Elon Musk, fechar o escritório da plataforma no país e se negar a indicar um representante da plataforma para responder a intimações na Justiça.

Ricardo Lélis

05 de setembro de 2024 às 17:46   - Atualizado às 18:03

BRASIL amanhece com X bloqueado gradual, neste sábado (31), após ordem de Moraes.

BRASIL amanhece com X bloqueado gradual, neste sábado (31), após ordem de Moraes. Fotos: Rosinei Coutinho/STF e Reprodução. Edição: Portal de Prefeitura

A pesquisa da AtlasIntel, divulgada na quarta-feira, 4 de setembro, revelou que a maioria dos brasileiros vê  motivação política na decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de suspender a rede social X no Brasil, pertencente ao bilionário Elon Musk.

Conforme o estudo, 56,5% dos participantes concordam com essa visão, enquanto 41,7% veem a decisão como técnica.

Quando questionados sobre a concordância com a decisão, os resultados mostram divisão: 50,9% não concordam e 48,1% concordam.

O levantamento também abordou a questão do suposto excesso na decisão de aplicar multas diárias de 50 mil reais aos usuários que tentassem acessar a plataforma X via VPN.

Nesse ponto, 64,5% dos entrevistados consideram que houve exagero por parte de Moraes, enquanto 34,7% apoiam a medida.

Além disso, a AtlasIntel perguntou se as ações do STF contra a plataforma X são vistas como prejudiciais à democracia brasileira.

Veja Também

Uma parcela de 54,4% dos entrevistados acredita que sim, em contraste com 44,9% que não pensam dessa forma.

Em outro aspecto, 49,7% dos entrevistados apoiam Moraes no confronto com Elon Musk, proprietário da X, enquanto 43,9% estão ao lado do empresário.

A pesquisa da AtlasIntel foi realizada online com 1.617 indivíduos entre os dias 3 e 4 de setembro, apresentando uma margem de erro de dois pontos percentuais.

Dos entrevistados, apenas 28,6% utilizavam a plataforma X antes do bloqueio, e 5,6% continuaram a usar a plataforma através de VPN após o bloqueio.

Impeachment de Moraes

O senador licenciado Rogério Marinho (PL-RN) disse na quarta-feira, 4 de setembro, que a oposição vai protocolar na próxima segunda-feira, 9, o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

A oposição tem recolhido assinaturas em um abaixo-assinado virtual contra o ministro. Segundo os organizadores, já há mais de 1 milhão de assinaturas.

Marinho e vários parlamentares da oposição realizaram uma entrevista coletiva na tarde desta quarta no Senado para divulgar um manifesto em que criticam a atuação de Moraes, principalmente nos casos envolvendo a investigação de bolsonaristas por supostos atos que atentam contra a democracia

"No dia 9, às 16h, estaremos aqui, deputados, senadores e sociedade civil, para materializarmos esse gesto que está amparado na Constituição, já que é o Senado que tem o dever de sair da inércia e permitir que a sociedade possa avaliar se essas medidas heterodoxas ao longo dos últimos anos (foram corretas)", disse Marinho.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:16, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter