18 de outubro de 2024 às 11:00 - Atualizado às 11:00
Cantora faz dança erótica em Universidade Federal. Foto: Reprodução
Na quinta-feira, 17 de outubro, a historiadora e cantora trans Tertuliana Lustosa protagonizou uma polêmica apresentação durante o I Encontro de Gênero do Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep), realizado na Universidade Federal do Maranhão (assista vídeo abaixo).
Durante a performance, a artista subiu em uma cadeira, levantou o vestido e exibiu suas partes íntimas. Ao final da apresentação, ela declarou que estava “educando com o c*”.
A performance chamou a atenção não apenas pelo teor erótico, mas também pelo fato de ocorrer em um ambiente acadêmico. Tertuliana Lustosa , que também é autora da canção “Murro na Costela do Viado” e possui quase 27 mil seguidores no Instagram, descreveu a performance como parte de sua pesquisa, intitulada "Educando com o C*".
Em suas redes sociais, a historiadora defendeu a apresentação, afirmando que a universidade deve ser um espaço para diversas formas de conhecimento, incluindo o que ela classificou como “proibidão”.
O evento, que segue até esta sexta-feira, 18 de outubro, tem como título “Gênero para além das fronteiras: tendências contemporâneas na América Latina e no Sul global”. Os organizadores explicaram que o objetivo do encontro é fortalecer o intercâmbio acadêmico e valorizar a diversidade de experiências de vida, promovendo discussões que envolvem o campo da pesquisa em gênero.
Em resposta às reações, a UFMA divulgou um comunicado afirmando que tomará “as providências cabíveis” em relação ao ocorrido.
No dia 17 de novembro de 2023, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), durante um seminário internacional chamado "Desfazendo Gênero", a cantora Tertuliana Lustosa, do espetáculo "A travestis", realizou uma apresentação artística que incluiu momentos de expressão corporal.
Em um desses momentos, a artista se posicionou sobre uma mesa, como parte da sua performance. O evento ocorreu em Vitória da Conquista (BA).
– Pede para o maloca dar murro na sua costela. É só uma brincadeira, diga ao pai “machuca ela”. Chama a travestis, que vai dar babado, chama o Elipe, que vai dar babado. Vai, maceta esse novinho do prêmio bumbum bolado. Para na posição, chacoalha o rabo. Murro, murro, murro, na costela do v**** – diz trecho da música apresentada na apresentação.
1
3
4
07:18, 11 Nov
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo os defensores da proposta, a mudança é necessária para proteger vidas, considerando desde o estágio embrionário.
Essa promessa vai contra uma das principais bandeiras da direita no Senado.
Um grupo de ativistas lançou uma petição online contra a medida, visando pressionar o embaixador brasileiro.
mais notícias
+