Pernambuco, 05 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vereadora do PT propõe inserir conteúdos contra misoginia e machismo nas escolas do Recife

De acordo com Liana Cirne, a iniciativa busca fortalecer o papel da unidade de ensino na formação cidadã e na prevenção da violência.

Redação

22 de abril de 2026 às 10:58   - Atualizado às 11:00

Vereadora do PT, Liana Cirne propõe inclusão de conteúdos contra misoginia e machismo nas escolas do Recife.

Vereadora do PT, Liana Cirne propõe inclusão de conteúdos contra misoginia e machismo nas escolas do Recife. Foto: Divulgação

A vereadora do Recife Liana Cirne (PT) apresentou o Projeto de Lei nº 80/2026 na Câmara Municipal do Recife, que propõe a inclusão de conteúdos e atividades educativas voltados à prevenção da misoginia e à promoção da equidade de gênero no currículo das escolas públicas e privadas do Recife.

A proposta prevê que, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, as escolas trabalhem, de forma transversal, temas como o combate ao machismo, o respeito às mulheres, os impactos da violência de gênero e a construção de masculinidades saudáveis. 

O projeto determina que esses conteúdos sejam integrados às disciplinas já existentes, sem a criação de uma nova matéria ou aumento da carga horária escolar.  

De acordo com a vereadora, a iniciativa busca fortalecer o papel da escola na formação cidadã e na prevenção da violência.

“Educação também é prevenção. Precisamos formar uma geração que respeite as mulheres, compreenda limites e não reproduza práticas de violência”, afirma Liana.

Veja Também

O projeto surge em um contexto preocupante de violência de gênero em Pernambuco. Dados recentes indicam que um homem mata uma mulher no estado a cada quatro dias, e que, em 2025, Pernambuco liderou o número de mortes por violência contra a mulher entre os estados monitorados pela Rede de Observatórios da Segurança.

Para a parlamentar, esses números refletem uma cultura que ainda naturaliza o machismo e a misoginia.

 “A violência contra a mulher não começa apenas no ato extremo. Ela se constrói ao longo do tempo, nas piadas, nos comentários, nas mensagens disseminadas nas redes sociais e nos conteúdos consumidos por jovens”, pontua.

A proposta também prevê que o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Educação, promova formação continuada para professores e gestores escolares, além da produção de materiais didáticos adequados às diferentes faixas etárias.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:20, 05 Set

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Gilmar mendes, do STF
Sugestão

Gilmar Mendes apresenta proposta para vetar delegados da PF como assessores de ministros do STF

A ideia surge em meio à escalada da crise entre os magistrados Alexandre de Moraes e André Mendonça.

Moraes marca data do depoimento de Flávio Bolsonaro em caso de calúnia contra Lula; saiba quando
Declaração

Flávio Bolsonaro diz que Moraes é 'laranja podre' dentro do STF e que ministro tem "gabinete da perseguição"

O candidato a presidente também disse lamentar a decisão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, de não pautar a abertura do processo de impeachment contra o magistrado.

Presidente Lula em Pernambuco
Declaração

Lula critica suposta intervenção: "Pode vir americano que quiser, jamais ganhará de um pernambucano"; veja vídeo

O presidente também afirmou que Flávio Bolsonaro se utiliza de fake news e de mentiras para enganar a sociedade em discursos.

mais notícias

+

Newsletter