Pernambuco, 24 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vereadora do PSOL chama parlamentar da oposição de "bandido" durante sessão da Câmara do Recife

A discussão começou quando Jô Cavalcanti criticava a megaoperação no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes.

Redação

03 de novembro de 2025 às 15:17

Vereadora Jô Cavalcanti.

Vereadora Jô Cavalcanti. Foto: Divulgação

Durante sessão da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira, 3 de novembro, a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) se envolveu em uma polêmica após chamar um colega de oposição de “bandido” durante o debate sobre a megaoperação policial no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes, incluindo quatro policiais e 117 suspeitos de envolvimento com o crime organizado.

A discussão começou quando Jô Cavalcanti discursava criticando a operação, que tem sido classificada por movimentos sociais e entidades de direitos humanos como uma das mais letais da história do país. Em sua fala, a parlamentar lamentou a perda de vidas e questionou a condução das ações policiais nas comunidades do Rio.

Enquanto ela discursava, um vereador da oposição a interrompeu, afirmando que as pessoas mortas eram “bandidos”. A vereadora reagiu de forma imediata e rebateu: “Bandido é quem está falando”.

O plenário ficou agitado logo após a declaração. Parte dos vereadores da oposição reagiu com protestos e exigiu retratação. No momento, não foi possível identificar qual vereador foi diretamente alvo da fala de Jô Cavalcanti, mas a reação foi generalizada entre os parlamentares contrários à sua posição.

Entre os vereadores que subiram à tribuna para contestar a declaração estavam Eduardo Moura (Novo), Felipe Alecrim (Novo), Thiago Medina (PL), Gilson Machado Filho (PL), Paulo Muniz (PL), Alef Collins (PP) e Fred Ferreira (PL). Todos criticaram o tom usado pela vereadora e afirmaram que pretendem levar o caso ao Conselho de Ética da Câmara.

Veja Também

Megaoperação

A operação citada pela parlamentar foi realizada na última terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. Segundo informações divulgadas pelo secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Felipe Curi, a ação teve como alvo o Comando Vermelho, uma das principais facções criminosas do estado.

O saldo final foi de 121 mortos, além de 113 pessoas presas, sendo 33 de outros estados, como Amazonas, Ceará, Pará e Pernambuco.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:19, 24 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Sergey Vladimirovich Cherkasov.
Solicitação

STF manda governo Lula explicar demora para extraditar espião russo

Apontado em investigações da PF e do FBI como um oficial de alta patente do serviço de inteligência militar da Rússia, Tcherkasov viveu durante anos sob a identidade falsa de Victor Muller Ferreira.

Ministro do STF, Flávio Dino
Decisão

Dark Horse: Flávio Dino autoriza PF a acessar investigação sobre produtora

O caso ganhou repercussão após surgirem informações sobre o encaminhamento de emendas parlamentares ao Instituto Conhecer Brasil, entidade que possui ligação com a produtora responsável

Homem e criança.
Detido

Homem é preso após tentar vender o próprio filho de três anos por R$ 10 para comprar drogas

Pessoas que estavam na região teriam percebido a situação e contido o suspeito até a chegada dos policiais militares.

mais notícias

+

Newsletter