Pernambuco, 09 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Valdemar Costa Neto: "Tenho fé que Bolsonaro será candidato a presidente"

É a primeira vez que o presidente do PL participa de um evento público ao lado do ex-presidente desde que Moraes retirou as restrições de encontro entre os dois.

Everthon Santos

17 de março de 2025 às 07:44   - Atualizado às 07:45

Valdemar Costa Neto em evento com Bolsonaro.

Valdemar Costa Neto em evento com Bolsonaro. Foto: Reprodução/Youtube

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou neste domingo, 16, no ato em prol dos condenados pelos ataques de 8 de Janeiro, que "tem fé" que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será candidato à Presidência em 2026.

Inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e denunciado por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro mantém o discurso de que participará do próximo pleito para manter a militância coesa

"Tenho fé que Bolsonaro será candidato a presidente da República. Com esse governo, o combustível ficou caro. Então, volta, Bolsonaro. A carne ficou cara, então volta Bolsonaro. A energia ficou cara, então volta Bolsonaro", afirmou Valdemar.

É a primeira vez que Valdemar participa de um evento público ao lado de Bolsonaro desde que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou as restrições de encontro entre os dois.

Os ataques aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, e as consequentes denúncias aos envolvidos nos atos antidemocráticos fazem parte do pano de fundo da manifestação. A expectativa do entorno do ex-presidente é que o ex-chefe do Executivo possa ser beneficiado com um possível perdão aos condenados.

O Estadão apurou junto a aliados bolsonaristas que o ato também tem o propósito de reforçar Bolsonaro como uma liderança influente na direita, com foco nas eleições presidenciais de 2026.

A estratégia envolve manter sua base mobilizada até o ano eleitoral e condicionar seu apoio político a um candidato alinhado, em troca da possibilidade de uma concessão do instituto da graça - mecanismo que permite ao presidente da República conceder o perdão individual a um condenado por meio de um decreto, extinguindo a pena imposta pela Justiça, o que poderia beneficiar Bolsonaro em um eventual desfecho desfavorável no STF.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:43, 09 Jul

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado Federal Nikolas Ferreira.
Vídeo

Nikolas diz que a direita está sendo perseguida, após o MP querer cassar os seus direitos políticos

Para Nikolas Ferreira, a esquerda está com medo dos seus adversários e, por isso, estaria fazendo uma "caça às bruxas" para ter o caminho "livre" em 2026.

Os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, respectivamente, e o presidente Lula.
Confronto

Alcolumbre afirma que irá promulgar projeto que aumenta o número de deputados caso Lula não sancione

A medida pode ter efeito cascata, já que também será necessário igualar a proporcionalidade nas Assembleias Legislativas e até nas Câmaras Municipais.

Raquel Lyra na Fenearte.
Agenda

Raquel Lyra realiza abertura oficial da 25ª edição da Fenearte nesta quarta-feira (9)

O evento será realizado de 9 a 20 de julho, no Centro de Convenções, Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR).

mais notícias

+

Newsletter