Pernambuco, 31 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PP e União Brasil anunciam saída do governo Lula e alertam sobre punição aos que continuarem

O principal dilema está entre os ministros, pois correligionários dos partidos dizem que eles resistem a entregar a pasta.

Ricardo Lélis

02 de setembro de 2025 às 17:38   - Atualizado às 17:50

Ciro Nogueira e Antônio Rueda.

Ciro Nogueira e Antônio Rueda. Fotos: Divulgação

O União Brasil e o PP, agora unidos na federação União Progressista, anunciaram, nesta terça-feira, 2 de setembro, o desembarque oficial do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A saída, segundo líderes, deverá ser feita imediatamente.

"Informamos a todos os detentores de mandato que devem renunciar a qualquer função que ocupem no governo federal. Em caso de descumprimento desta determinação, se dirigentes desta Federação em seus estados, haverá o afastamento em ato contínuo. Se a permanência persistir, serão adotadas as punições disciplinares previstas no Estatuto. Esta decisão representa um gesto de clareza e de coerência. É isso que o povo brasileiro e os eleitores exigem de seus representantes.", anunciou a federação.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O principal dilema está entre os ministros. Correligionários tanto do PP como do União dizem que eles resistem a entregar a pasta.

Neste momento, o União tem o controle de três pastas - Celso Sabino (Turismo), Frederico Siqueira (Comunicações) e Waldez Góes (Integração Regional) na Esplanada dos Ministérios e o PP tem uma - André Fufuca (Esporte).

Veja Também

Parlamentares do União argumentam que, na verdade, o partido encabeça apenas um ministério, com Sabino, enquanto as outras indicações teriam partido pessoalmente do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Sabino cogita, inclusive, pedir licença ou sair do União Brasil para preservar o cargo de ministro do Turismo.

Tanto PP e União já vem ensaiando essa saída do governo há algum tempo. Em ato que selou a aliança dos dois partidos, no meio de agosto, lideranças de ambas as siglas fizeram críticas a Lula, causando constrangimento a Fufuca, que esteve presente.

A nível pessoal, o próprio Fufuca disse que está com Lula.

"Meu voto pessoal é dele(Lula)", disse o ministro naquele dia.

Como noticiou a Coluna do Estadão, Ciro e Rueda já negociam com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, a anistia e eleições de 2026.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:13, 31 Mar

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ronaldo Caiado e Flávio Bolsonaro.
Eleições

Ronaldo Caiado critica Flávio Bolsonaro: "Ele não tem vivência nem experiência de governar"

A declaração foi feita ao ser questionado sobre comparações com Flávio, durante lançamento da sua pré-candidatura.

Presidente Lula e Camilo Santana.
Iniciativa

Lula sanciona lei que cria 17,8 mil cargos públicos, sendo 16,3 mil professores

O impacto orçamentário estimado é de R$ 5,3 bilhões em 2026. O projeto foi aprovado na Câmara em fevereiro.

Ivan Guedes, novo filiado ao Partido Novo
Mudança

Partido Novo filia Ivan Guedes, 1º suplente de deputado federal que deixa o PL

Mesmo sem mandato, Guedes tem mantido presença ativa no debate público, sobretudo por meio das redes sociais, consolidando-se como uma liderança em ascensão no estado.

mais notícias

+

Newsletter