Pernambuco, 28 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Fraude? TSE esclarece mensagem de "Faltou" para eleitores que votaram no primeiro turno

O cronograma operacional do Cadastro Eleitoral, determina que o processamento dos arquivos referentes ao primeiro turno tenha início em 4 de outubro e seja concluído até 11 de outubro.

07 de outubro de 2026 às 08:02   - Atualizado às 08:04

Fraude? TSE esclarece mensagem de "Faltou" para eleitores que votaram no primeiro turno.

Fraude? TSE esclarece mensagem de "Faltou" para eleitores que votaram no primeiro turno. Foto: Divulgação/TSE

Publicações nas redes sociais passaram a questionar a mensagem de “Faltou” exibida no Autoatendimento Eleitoral, serviço disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alguns eleitores relataram ter comparecido às urnas no primeiro turno das Eleições 2026 e apresentado comprovantes de votação, mas encontraram a indicação de ausência ao consultar o sistema.

O TSE esclareceu que a informação visualizada por esses eleitores não representa uma situação definitiva. Segundo o tribunal, os dados referentes ao comparecimento, às ausências e às justificativas do primeiro turno ainda estão em processamento.

Para evitar interpretações equivocadas, a mensagem apresentada no serviço de justificativa eleitoral foi alterada. Agora, o sistema informa que os dados estão “em processamento”.

Dados ainda passam por atualização

O cronograma operacional do Cadastro Eleitoral, estabelecido pela Resolução TSE nº 23.750/2026, determina que o processamento dos arquivos referentes ao primeiro turno tenha início em 4 de outubro e seja concluído até 11 de outubro.

O procedimento envolve diferentes informações do Cadastro Eleitoral, entre elas os registros de comparecimento às urnas, as ausências, as justificativas apresentadas pelos eleitores e a presença de mesárias e mesários.

Enquanto essa etapa não for concluída, as informações disponíveis nas consultas podem ser atualizadas. Dessa forma, a indicação de “Faltou” que apareceu para algumas pessoas não deve ser considerada como uma confirmação de que o eleitor não compareceu à votação.

A orientação do TSE para quem votou e encontrou a mensagem é aguardar a conclusão do processamento dos dados.

Certidão de quitação eleitoral

A Resolução TSE nº 23.750/2026 também estabelece um período de suspensão da emissão da certidão de quitação eleitoral pela internet e pelo e-Título. O serviço fica suspenso a partir de 5 de outubro, com previsão de retomada até 12 de outubro.

Durante esse período, quem precisar da certidão antes do restabelecimento do Autoatendimento Eleitoral poderá solicitar o documento diretamente em um cartório eleitoral.

O que aconteceu?

O conteúdo que circula nas redes sociais apresenta uma captura de tela do sistema da Justiça Eleitoral com a indicação “Faltou” referente ao primeiro turno das Eleições 2026. Na publicação, o autor afirma ter comparecido à votação e mostra uma imagem do comprovante de votação, questionando o motivo de sua presença ainda não aparecer na consulta.

De acordo com o TSE, entretanto, a informação exibida anteriormente estava relacionada ao fato de os arquivos necessários para a atualização do Cadastro Eleitoral ainda estarem em processamento.

A consulta disponível na opção “Justificar ausência”, dentro do Autoatendimento Eleitoral, é utilizada para verificar o registro de comparecimento do eleitor. Por isso, enquanto os dados não forem processados, as informações apresentadas podem sofrer alterações.

Assim, quem compareceu às urnas no primeiro turno e visualizou a indicação de “Faltou” não precisa tomar nenhuma providência neste momento. A recomendação é aguardar a conclusão do processamento, prevista para ocorrer até 11 de outubro.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:43, 28 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Votação.
Levantamento

Eleições 2026: cerca de 34 mil votos foram registrados após as 17h no 2º turno, aponta TSE

A votação foi estendida até as 19h, considerando-se o horário de Brasília, por decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Cabine de votação.
Boletim

Eleições 2026: PF registrou 86 casos de possíveis crimes eleitorais no 2º turno

Também foram instaurados 13 inquéritos policiais e lavrados 64 termos circunstanciados de ocorrência.

Cabine de votação.
Parado

TSE pausa divulgação da apuração após decisão que estendeu votação até as 19h

O ministro Zanin, do STF, determinou que o Tribunal Superior Eleitoral adotasse as providências necessárias para cumprir a medida.

mais notícias

+

Newsletter