Pernambuco, 16 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem
Início Descricao da imagem

Bastidores da Política

TSE recebe relação de 9,7 MIL PESSOAS com contas irregulares nos últimos OITO ANOS

Os casos envolvem gestores que deixaram de prestar contas, que praticaram atos lesivos e danos aos cofres públicos, além de desvios de recursos.

16 de agosto de 2024 às 08:17   - Atualizado às 08:59

TSE recebe relação de 9,7 MIL PESSOAS com contas irregulares nos últimos OITO ANOS.

TSE recebe relação de 9,7 MIL PESSOAS com contas irregulares nos últimos OITO ANOS. Arte: Portal de Prefeitura

O Tribunal de Contas da União (TCU) entregou na quinta-feira, 15 de agosto, à Justiça Eleitoral uma lista com os nomes de 9,7 mil pessoas que tiveram contas julgadas irregulares nos últimos oito anos. A entrega foi feita pelo presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Com base nas informações, os juízes eleitorais de todo o país poderão analisar se candidatos que estão entre os citados na lista poderão concorrer às eleições municipais de outubro.

O levantamento envolve agentes públicos que tiveram as contas de gestão consideradas irregulares pelo tribunal de contas. A irregularidade é uma das causas de inelegibilidade e pode barrar quem pretende participar do pleito.

Os casos envolvem gestores que deixaram de prestar contas, que praticaram atos lesivos e danos aos cofres públicos, além de desvios de recursos.

Pela Lei de Inelegibilidade, não pode se candidatar quem tiver as contas relativas ao exercício de cargos e funções públicas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa e por decisão irrecorrível.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

Inquérito das Fake News: Moraes nega irregularidades

Em resposta ao jornal Folha de S. Paulo, o gabinete do ministro Alexandre de Moraes (STF), publicou uma nota na última terça-feira, 13 de agosto, sobre irregularidades no inquérito das Fake News. 

A reportagem apontou que o magistrado teria ordenado, através de mensagens e de maneira não oficial, a elaboração de relatórios pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fundamentar decisões do ministro contra apoiadores de Bolsonaro no STF durante e após as Eleições 2022.

No documento, Moraes afirmou que o TSE tem poder de polícia, e por isso, "tem competência para a realização de relatórios sobre atividades ilícitas, como desinformação, discursos de ódio eleitoral, tentativa de golpe de Estado e atentado à Democracia e às Instituições."

Confira nota completa:

O gabinete do ministro Alexandre de Moraes esclarece que, no curso das investigações do Inquérito (INQ) 4781 (Fake News) e do INQ 4878 (milícias digitais), nos termos regimentais, diversas determinações, requisições e solicitações foram feitas a inúmeros órgãos, inclusive ao Tribunal Superior Eleitoral, que, no exercício do poder de polícia, tem competência para a realização de relatórios sobre atividades ilícitas, como desinformação, discursos de ódio eleitoral, tentativa de golpe de Estado e atentado à Democracia e às Instituições. Os relatórios simplesmente descreviam as postagens ilícitas realizadas nas redes sociais, de maneira objetiva, em virtude de estarem diretamente ligadas às investigações de milícias digitais. Vários desses relatórios foram juntados nessas investigações e em outras conexas e enviadas à Polícia Federal para a continuidade das diligências necessárias, sempre com ciência à Procuradoria Geral da República. Todos os procedimentos foram oficiais, regulares e estão devidamente documentados nos inquéritos e investigações em curso no STF, com integral participação da Procuradoria Geral da República.

Icone

Carregando Comentários...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

11:17, 16 Ago

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Disputa

ELEIÇÕES 2024: PL de BOLSONARO PT de LULA se enfrentam em 25 capitais e são aliados em uma

Em 2020, Partido Liberal e Partido Trabalhista não conseguiram eleger prefeitos em nenhuma das capitais.

Avaliação

Atuação do PCC nas ELEIÇÕES é maior do que imaginado, segundo chefe de inteligência da PM

A declaração foi dada durante um dos painéis do 18º encontro anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que neste ano está sendo realizado no Recife (PE).

DATAFOLHA: Em São Paulo, 30% dizem ser petistas, e 17%, bolsonaristas, mostra pesquisa.
Escolha

DATAFOLHA: Em São Paulo, 30% dizem ser petistas, e 17%, bolsonaristas, mostra pesquisa

Os entrevistados, porém, mostraram ser mais de direita (27%) do que de esquerda (18%). Já 21% mencionaram ser de centro.

mais notícias

+