Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TSE nega registro de CANDIDATO a vereador por ser SOGRO DE PREFEITO reeleito

No caso, a defesa sustentou que a relação do casal não preenchia os requisitos legais para ser considerada uma união estável, mas um "namoro qualificado".

Ricardo Lélis

16 de novembro de 2024 às 18:53   - Atualizado às 19:35

Domingos Tavares de Jesus

Domingos Tavares de Jesus Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na sessão desta quinta-feira (14), a decisão individual do ministro André Mendonça que indeferiu o registro e tornou inelegível Domingos Tavares de Jesus, candidato a vereador em Mata de São João (BA) nas eleições deste ano.

Os ministros declararam a inelegibilidade do candidato devido ao seu vínculo familiar na condição de sogro do prefeito reeleito na localidade. A decisão do Tribunal foi unânime.

No voto que apresentou nesta quinta, o ministro André Mendonça, relator do processo, reformou o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) que julgou não haver a existência de união estável entre o prefeito e a filha do candidato a vereador, mesmo diante de flagrante inelegibilidade reflexa, nos termos do artigo 14, parágrafo 7º, da Constituição Federal e do artigo 1º, inciso VII, parágrafo 3º, da Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar nº 64/1990).

No caso, a defesa de Domingos de Jesus sustentou que a relação do casal não preenchia os requisitos legais para ser considerada uma união estável.

Os advogados argumentaram que era um “namoro qualificado”, vínculo maduro e público, mas sem as características de uma união estável.

Veja Também

No entanto, para o ministro André Mendonça, as provas contidas no processo revelam a união estável entre Agostinho Batista dos Santos Neto e a filha do candidato, Jaqueline Almeida, o que demonstra o grau de parentesco de Domingos de Jesus, na qualidade de sogro, com o prefeito reeleito.

O ministro André Mendonça ressaltou que, em vídeos extraídos da própria rede social do prefeito, há referência a Jaqueline como “família, pessoa com quem estou vivendo, que vai ser minha esposa”.

O relator afirmou que essa e outras provas documentais são contundentes para preencher os requisitos que configuram a união estável.

O magistrado destacou, ainda, que o atual prefeito de Mata de São João estampa, claramente, nas redes sociais, várias fotos e vídeos com Jaqueline Almeida, que demonstram a qualidade de companheira que esta tem e “o propósito cristalino de constituição da família, perante a sociedade”.

Tribunal Superior Eleitoral

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:12, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter