Pernambuco, 27 de Abril de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Candidato que prometeu cargo para Pablo Marçal perde eleição

Gil Arantes havia prometido nomear o empresário como secretário de Empreendedorismo da cidade caso fosse eleito.

Everthon Santos

28 de outubro de 2024 às 08:14   - Atualizado às 08:14

GIl Arantes e Pablo Marçal.

GIl Arantes e Pablo Marçal. Foto: Divulgação

Beto Piteri (União Brasil) venceu o segundo turno das eleições para a Prefeitura de Barueri, na Grande São Paulo, derrotando Gil Arantes (Republicanos), que concorria ao cargo pela quarta vez e já havia governado o município anteriormente. Piteri foi declarado eleito às 19h43 deste domingo, após conquistar 56,48% dos votos válidos, equivalente a 105.048 votos. Arantes, seu adversário, ficou com 43,52% dos votos, somando 80.928 eleitores. Essa vitória marca uma nova fase política para Barueri, que historicamente nunca havia levado uma eleição para o segundo turno.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A decisão de realizar o segundo turno foi um marco na história política da cidade. Até então, a eleição em dois turnos só ocorre em municípios com mais de 200 mil eleitores, conforme estipulado pela Constituição de 1988, e a disputa só é necessária quando nenhum dos candidatos atinge a maioria absoluta, o que ocorreu pela primeira vez este ano em Barueri. Desde 1993, o município havia alternado entre apenas dois prefeitos: Rubens Furlan (PSB), atual gestor, e o próprio Gil Arantes.

Buscando apoio, Gil Arantes havia prometido nomear o empresário Pablo Marçal (PRTB) como secretário de Empreendedorismo da cidade caso fosse eleito.

Marçal, que possui residência e mantém a sede de sua empresa em Barueri, declarou publicamente apoio a Arantes, reforçando a importância do candidato para o município. Em um vídeo divulgado durante a campanha, Marçal aceitou formalmente o convite para ocupar o cargo e ressaltou sua identificação com a proposta de Arantes, afirmando que o voto em Gil representaria também o apoio a ele e aos projetos de incentivo ao empreendedorismo. No entanto, o apoio de Marçal não foi suficiente para reverter o quadro eleitoral.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

17:03, 27 Abr

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Urna eletrônica.
Prorrogado

Senado adia votação da PEC que acaba com reeleição para presidente, governadores e prefeitos

A matéria ainda não foi votada na CCJ porque os senadores que compõem a comissão discordam sobre quando a medida passaria a valer.

 Marcílio Regio e Eduardo Batista.
Disputa

Goiana tem 65 mil eleitores aptos para escolher o futuro prefeito; eleição será no dia 4 de maio

A prefeitura está sendo disputada pelos candidatos Marcílio Régio (PP) e Eduardo Batista (Avante).

Eduardo da Fonte
Destaque

Eduardo da Fonte ganha força para disputar o Senado em 2026 com federação União Brasil-PP

Com a junção, os partidos formarão o maior agrupamento da Câmara dos Deputados, com 108 parlamentares, e o terceiro do Senado, com 13 integrantes.

mais notícias

+

Newsletter